sábado, 14 de março de 2015

TELEFONE SEM FIO



TELEFONE SEM FIO
(Por Jackson Valoni)

Um vídeo que incentiva a realização de brincadeiras de rua ganhou bastante destaque na internet, chegando à marca de 2 milhões de visualizações em 48h. Uma bela campanha para resgatar hábitos de uma época em que não importavam quantos bytes de arquivos – ou mega, giga, tera e sabe lá onde isso vai parar – uma criança precisava pra se divertir. Bolinha de gude, amarelinha, queimada, pique-pega, pique-esconde... “No meu tempo era melhor”, diria um saudosista. 

Aproveitei que minha prima de 10 anos veio passar um feriado na minha casa e perguntei a ela se as brincadeiras de rua do meu tempo ainda são feitas com crianças da geração dela. Fiquei surpreso quando ela falou sobre algumas canções de roda. Como músicas tão antigas, e voltadas especificamente para o público infantil, ainda se perpetuam e alcançam o seu objetivo, mesmo com minha prima, uma típica criança que sabe de cor a programação do Cartoon Network e adora seu tablet cor-de-rosa!

Por um momento, me perguntei se as canções de roda sempre mantiveram a integridade de seus versos. Por exemplo, será que no “Atirei o Pau no Gato”, o berrô do gato sempre existiu? Veja como essa pergunta é justa: ninguém fala berrô, na rua, exceto em “Atirei o Pau no Gato”! Deve ser licença poética, só pode. Luís da Câmara Cascudo, célebre pesquisador das manifestações culturais brasileiras,explica que a própria inconsciência com que as crianças repetem as canções de roda é o que dá margem às curiosas deformações musicais. 

Podemos perceber alterações também em versinhos da cultura popular como em “Batatinha Quando Nasce”. Muitos falam “esparrama pelo chão” quando o certo seria, “espalha a rama pelo chão”. Os ditados e expressões populares não estão imunes a esse fenômeno. “Quem tem boca vaia Roma” vira “Quem tem boca vai a Roma”; “esculpido em Carrara” se transforma em “cuspido e escarrado”; “ócios do ofício” sofre mutação e ganha a sonoridade de “ossos do ofício”

Soube recentemente que “Parabéns pra Você é cantado pela maioria de forma errada. Em vez de “Parabéns pra você” deveria ser cantado “Parabéns a você”; e o verso “Muita Felicidade” é frequentemente alterado para o plural “Muitas felicidades”. A neta da compositora de “Parabéns a Você” dizia que a avó “ficava louca” toda vez que ouvia alguém cantando sua música errada. A mudança, nesse caso, parece ser pequena, mas ofende a criação original e seu compositor.

Tente imaginar agora a preocupação de Deus quando mostrou a Moisés todas as leis que deveriam ser repassadas ao Seu povo. Essas leis, também chamadas de Testemunho (Êxodo 31:18) ou Aliança (Deuteronômio 4:12,13), ficavam guardadas em um compartimento especial, chamado Arca, no santuário que Deus mandou construir, numa parte em que só os Sumo Sacerdotes tinham acesso (Hebreus 9:2-7). Não podiam ser alteradas (Deuteronômio 4:2), diferentemente das músicas de roda, ditados e expressões populares. Pra você ter noção de como essas leis são valiosas, elas se encontram também no santuário de Deus que existe lá no Céu (Apocalipse 11:19). 

Será que a Aliança que Deus fez, leis que estão localizadas até mesmo no Céu, são válidas somente no Antigo Testamento? Elas são restritas apenas ao povo de Israel? Não sei você, mas eu não tenho coragem de limitar algo eterno (Salmo 111:7,8; Mateus 5:17-19).
É engraçado notar que, muitas vezes, sabemos a forma certa de pronunciar alguma palavra, expressão ou música, mas, curiosamente, soa estranho aos ouvidos quando a falamos na forma correta. Algo que o próprio Deus escreveu (Êxodo 31:18) merece todo o respeito até nos dias de hoje, só que ao longo do tempo algumas coisas têm sido esquecidas e modificadas. Interessante perceber que uma das leis de Deus começa com o seguinte verbo: Lembra-te (Êxodo 20:8) - o que nos faz perceber que tais leis já eram conhecidas antes.

Está escrito que Deus quer o nosso “perpétuo bem” (Deuteronômio 6:24). Quem não quer esse conforto pra vida? Saber que Deus nos mostra o melhor caminho a seguir faz toda a diferença. Olhe esses mandamentos com carinho, não tem com o que se preocupar. Entregue-se a Deus; o restante é com Ele; mas se entregue de verdade. Só pra motivar você a reparar nos mandamentos de Deus com mais vontade, Jesus falou que quem observar e ensinar Suas leis será considerado grande no reino dos céus. E são leis que o próprio Jesus cumpriu e ensinou (Mateus 5:17-19).

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

___________________
Referências:

http://extra.globo.com/noticias/rio/video-que-incentiva-brincadeiras-de-rua-atinge-2-milhoes-de-visualizacoes-no-facebook-em-apenas-48h-15245929.html

CASCUDO, Câmara. ­ Dicionário do Folclore Brasileiro. Belo Horizonte, MG: Itatiaia, 1988.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/musica/noticia/2014/03/o-pessoal-canta-errado-letra-diz-neta-da-autora-do-parabens-voce.html

http://noticias.ia7.com.br/iasd/127-a-lei-eterna-a-lei-civil-e-a-lei-cerimonial-na-biblia



2 comentários:

  1. Eu gostava de brincar assim com meus alunos...
    Eu pedia que perguntassem aos seus pais como eles brincavam quando eram crianças, e na Semana das Crianças, na escola, reproduzíamos os brinquedos e as brincadeiras. Acho que era a melhor semana do ano escolar para eles...
    Algumas coisas jamais devem ser perdidas.
    Precisamos saber identificar, e guardá-las no coração e na mente.
    Belo texto! *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia! Nem tudo que é antigo, é ultrapassado.

      Excluir

O que você acha?