sábado, 21 de março de 2015

APOTEOSE


APOTEOSE
(Por Jackson Valoni)

O carnaval possui o título de  “o maior espetáculo da Terra”. Essa festa popular dificilmente teria outro apelido, já que reúne mais de 5 milhões de pessoas e arrecada cerca de 2 bilhões de reais durante os dias de festividade, só no Rio de Janeiro. O desfile das escolas de samba, ponto auge do carnaval, sempre impressiona o público com criativas comissões de frente, gigantescos carros alegóricos, variadas fantasias temáticas e com o ritmo pulsante da bateria.

O Sambódromo fica lotado com milhares de pessoas empolgadas nas arquibancadas. Alguns grupos espalhados pela plateia soltam gritos de “É campeã!” durante a apresentação da escola pela qual sentem mais afinidade. É um momento áureo para aqueles que se enveredam nesse evento.

Todo o cortejo na Marquês de Sapucaí, porém, depende de uma escolha feita um ano antes do desfile: o Enredo. Este quesito importantíssimo é a base de tudo. O Enredo é o tema principal que a escola irá ilustrar e cantar na Avenida. Lembro que minha infância ficou marcada por um Enredo que contava a história do Sílvio Santos. De alguma maneira, sei o samba-enredo que a G.R.E.S. Tradição cantou em 2001 até hoje. Ah... passava direto nos comerciais do SBT. Decorei.

A partir do Enredo, os carnavalescos devem escrever um resumo que irá direcionar a fabricação das fantasias, alegorias e a composição do samba-enredo. Com base no tema principal, as alas vão dando forma ao que o Enredo pretende contar, com início, meio e fim. Os jurados avaliam se as diversas alas estão compactas, se há espaços vazios entre um bloco e outro, se todos os intérpretes do samba-enredo estão cantando na mesma sintonia das coreografias e se o desfile não fugiu do tema proposto pelo Enredo. Assim, quando chega o grande dia, no Sambódromo, todos os integrantes da apresentação (de 2.500 a 4.000 participantes) devem estar impecáveis durante os 82 minutos que se seguem.

Imagino como deve ser a expectativa de toda a equipe de uma agremiação quando o locutor começa a fazer a apuração das notas dos jurados. Depois de um ano de trabalho, o sucesso dependerá, com grande peso, do repertório desenvolvido pelo Enredo, afinal, é nele que se dá o ponto de partida de todos os preparativos para a apresentação final.

Impossível deixar de mencionar o Enredo mais genial que eu conheço. Sabemos que nos livros, filmes, teatro, novela e cinema, se o roteiro não for bem feito, não ganha o respeito do público. Na Bíblia, todo o desenvolvimento do tema principal ganha vida a partir de Gênesis 3:15. Quando Deus anuncia, ainda no Jardim do Éden, que a descendência da mulher iria ferir a cabeça da serpente e que a descendência da serpente iria, em contrapartida, ferir o calcanhar da descendência da mulher, conseguimos enxergar o grande conflito entre Jesus e Satanás.

Esse grande Enredo de início (Apocalipse 12:7-9), meio (Hebreus 2:14) e fim (Apocalipse 20:10) perfeitos mostra que a vitória de Jesus, o descendente da mulher (Apocalipse 12: 1-5), é certa (I João 3:8). Em toda a Bíblia é possível enxergar a mão de Deus sobre Seu povo, protegendo-o contra o mal. Em toda a Bíblia, o inimigo é derrotado, embora consiga levar consigo pessoas que tiveram chance de voltar para Deus, e isso é uma triste prova a respeito da ferida que a serpente fez, e ainda faz, em Jesus. As marcas dessa ferida estão no corpo de Jesus (João 20:25). São marcas de uma morte brutal entre açoites, humilhação pública e o maior emblema da morte de Cristo, mãos e pés pregados em uma cruz.

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha vida eterna” João 3:16

O maior espetáculo da Terra está perto de acontecer e não será outro carnaval. A volta de Jesus é real. O carnaval é a “festa da irracionalidade”, conforme dizia uma propaganda da Globo News. Talvez algum tempo fora de si anestesie os problemas que as pessoas têm. Talvez as pessoas se permitam ficar embriagadas simplesmente porque é o momento de acontecer, de pisar na jaca, de soltar o freio, de se deixar levar...

Do princípio ao fim, o evangelho da salvação é o tema central da Bíblia. Tente conhecer o amor eterno ao invés das paixões passageiras. Tente buscar algo que preencha o tédio ou o vazio da sua vida ao invés de seguir uma multidão controlada por tendências. Sua vida vale ouro para Deus e o amor dEle por você dura para sempre. Há um grande conflito acontecendo, prestes a chegar ao auge, ao seu momento áureo. Aproveite a vida com sabedoria; alguns dias de carnaval, ou qualquer outra festa popular do gênero, não chegam aos pés do que está sendo preparado pra você e pra mim.
_________________________________
Referências:




COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA Volume 1, páginas 217 e 218, 1º edição, Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 2013

4 comentários:

  1. Sem dúvida, um grande enredo, uma história com final feliz, do qual eu quero participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, amigão! Vamos participar sim, se Deus nos conceder essa graça! E vamos pular, cantar, dançar de alegria lá no Céu.

      "Vê o cordeiro de Deus
      Que está em Seu santo trono
      Veja, tudo se fez novo"

      Será lindo!

      Excluir
  2. Um texto fantástico, sobre um enredo superfantástico!!

    ResponderExcluir

O que você acha?