quarta-feira, 18 de março de 2015

O MONSTRO DO LAGO NESS



O MONSTRO DO LAGO NESS
(Por Eduardo Santos)

“Disse também Deus: ‘Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu’". (Gênesis 1:20)
Fiquei pensando um pouco sobre o quinto dia e, a princípio, achei bem tranquilo no sentido de seres criados. Mas, rapidamente, me dei conta de que estava errado. Talvez tenha subestimado a complexidade do dia por achar que foi, simplesmente, fazer surgir os tais animais citados no texto bíblico de hoje. Como disse, não demorei muito tempo pra me dar conta de que tinha esquecido de olhar mais de perto, com mais cuidado e atenção, me deixar impressionar por essa natureza bela. E foi assim, numa viagem que fiz esses dias, no literal e no sentido figurado, que cheguei a essas conclusões. Logo explico.

Estava de passagem pela Ponte Rio-Niterói e fixei os olhos num conjunto de pássaros; aliás, costumo ter uma leve dificuldade nesse departamento, já que às vezes, reconheço o animal e não sei sua espécie ou vice-versa. Aqueles pássaros eram desses que não associo o nome ao animal, mas ouvi dizer, ao meu lado, que eram andorinhas. 

Fico pasmo toda vez que resolvo pensar no quanto essas pequenas, e algumas nem tão pequenas, criaturas revelam a criatividade e a capacidade divina para criar seres que podem voar. Às vezes, desejo poder voar como eles. Às vezes, me permito pensar em quão engenhoso Deus teve que ser para bolar animais que conseguem alçar voos e vencer, a cada instante, a influência da gravidade.

Apesar do curto espaço para a escrita e da minha grande admiração pelos pássaros, não poderia deixar passar o quinto dia sem falar dos animais marinhos que tanto me chamam a atenção. Um dos que, realmente, aguçam minha curiosidade é o grande e misterioso Leviatã, citado no livro de Jó. Em minha curiosidade infantil, pensava eu que ele poderia ser o nosso famoso e, igualmente, misterioso monstro do Lago Ness. Se é ele mesmo, não sei! Devo perguntar isso ao seu Criador em breve para, finalmente, matar essa curiosidade.

Na versão em que li o trecho bíblico de hoje (A mensagem), se falava sobre baleias e isso me fez lembrar um filme que vi esses dias, minha viagem no sentido figurado; chama-se: “O grande milagre”. De forma breve, o filme conta o drama de alguns ativistas do “Greenpeace” e outros voluntários para salvar três baleias (uma família) que ficaram presas debaixo de uma espessa camada de gelo, não conseguiam voltar ao oceano e mal conseguiam retornar à superfície para respirar. 

Infelizmente, o filhote não resistiu. Mas um dos voluntários faz uma observação muito interessante sobre a atitude das duas baleias adultas. Não lembro, exatamente, das palavras, mas a essência era esta: eles ficaram próximos ao filhote até o último momento, apoiando e fazendo o máximo pra que ele sobrevivesse. Naquele momento, foi inevitável não ver a impressão nítida do caráter divino em Sua própria criação. Afinal, não é exatamente isso que Ele faz conosco? 

Automaticamente, fui levado a lembrar de uma frase muito sábia que ouvi de um pastor conhecido. Mais uma vez, não me lembro das palavras com riqueza de detalhes, mas, essencialmente, ele disse o seguinte: na vida, somos obrigados a enfrentar situações ruins consequentes de nossas más escolhas ou do nosso mundo de pecado e suplicamos que Deus nos retire delas. Mas, no fim das contas, não vemos nenhuma alteração. Realmente, nem sempre somos poupados das mazelas deste mundo; mesmo sem saber por que Deus não nos livrou delas, devemos saber, com certeza, que, se Ele não nos tira do fogo, Ele vem pra passar pelo fogo conosco! Então, me lembrei da história dos jovens hebreus na fornalha de Nabucodonosor. E me senti amparado!

Permita-se enxergar a beleza do caráter Divino na sua bela criação; você vai se maravilhar com o que vai ver!

“Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.” (Gênesis 1:23). "E Deus viu que ficou bom" (Gênesis 1:21).

4 comentários:

  1. Um dia eu também vou voar...
    Acho que a minha fascinação por paraquedas vem desse desejo de voar...

    Mas outra coisa que me chamou a atenção no seu texto foi a constatação, que não pode sair da nossa mente: um Deus superpoderoso, que traz à vida criaturas magníficas e complexas, ou seja, um Deus imenso, para tudo e me carrega no colo, cuida de mim e fica ao meu lado, quando me sinto fraco, triste, sozinho e ferido...
    É muito amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Suzi. É o tipo de amor que nunca vou conseguir entender, mas aceito mesmo assim! É algo tão grande que inunda nosso ser e transborda, atingindo aqueles que estão ao nosso redor.

      Excluir
  2. Cada dia que passa aprendemos mais um pouquinho! Gosto da experiência de poder ler os seus textos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Tenho gostado muito da experiência de escrever também. Acho que fica mais fácil de aprender as lições que temos que aprender ao longo da vida. ;)

      Excluir

O que você acha?