quinta-feira, 12 de março de 2015

ENFIM, FÉRIAS!


ENFIM, FÉRIAS!
(Por Carina Baptista)

Se você tem um trabalho, deve ser grato por isto; muitas pessoas no mundo adorariam estar no seu lugar. Mas todo mundo que trabalha provavelmente concordará comigo: nada é mais justo do que, após 12 meses bem trabalhados, tirarmos as tão sonhadas, planejadas e queridas férias. Eu sempre gostei de trabalhar. Gosto da ideia de ser útil, de ajudar outras pessoas a resolver problemas e ainda ser remunerada por isto. Apesar de ter um sério problema com acordar cedo, levantar da cama com uma missão acaba sendo prazeroso, mesmo com o estresse do dia a dia.

Mas, voltando às férias... Já imaginou um mundo sem elas?? O ciclo de vida seria nascer, crescer, viver para trabalhar e morrer. Mas Deus, em sua infinita sabedoria, nos ensinou desde a criação do mundo que nós precisamos de descanso - e com qualidade -, quando Ele mesmo descansou no Sábado. Claro que Ele não precisava de descanso, afinal de contas, Deus não se cansa (Isaías 40:28), mas Ele sabia que nós precisaríamos. Sabia que nem todo mundo conseguiria tirar férias todo ano, que o mundo seria tão viciado em metas, lucros, resultados e prêmios que iria se esquecer do básico para viver com qualidade, como, por exemplo, descansar. Então nos deu o Sábado, além das férias.
O nosso corpo é uma máquina fantástica que, para funcionar a pleno vapor, precisa de descanso; e isto não significa, necessariamente, dormir o dia inteiro. Por exemplo, se você trabalha, como eu, na frente do computador, provavelmente, sua forma de descanso não será no computador. Claro que há exceções. O que devemos considerar é fazer o que nos deixa bem, o que nos faz felizes - ir à praia é um ótimo exemplo.

Há algumas semanas, recebi a confirmação de que eu entraria de férias. Após quase cinco anos de trabalho ininterrupto, agora posso descansar. Confesso que às vezes fico meio perdida com tanto tempo livre (rs), mas estou procurando usá-lo de forma proveitosa, colocando a leitura em dia, marcando para sair com amigos que há tempos não vejo...
Eu estava lendo o livro de Provérbios, quando me deparei com um verso que explica bem a sensação que tive quando recebi a notícia das férias: “Ouvir uma boa notícia que a gente não espera é como tomar um gole de água fresca quando se tem sede" (Prov. 25:25). Apesar de as férias serem um direito, naquele momento eu não esperava que fossem acontecer; mas graças a Deus pude experimentar a verdade desse verso: de fato, boas notícias são como água fresca ao sedento.

Às vezes, nos sentimos como quem está sem tirar férias há anos, cansados, sobrecarregados, achando que não temos forças para continuar; mas temos uma linda promessa: "aos cansados Ele dá novas forças" (Isaías 40:29). Se o Sábado e as férias não estão sendo suficientes para lhe dar alívio, tenha calma e "entregue seu caminho ao Senhor, confie nEle e o mais Ele fará".

Um beijo e até semana que vem!

3 comentários:

  1. Em se tratando de descanso, tem duas coisas que nunca abri mão: As férias e os sábados. Agora que estou me aposentando e não mais terei férias, todos os dias serão sábados. Igual lá no céu.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

O que você acha?