segunda-feira, 16 de março de 2015

PERFEIÇÃO, PRA QUE TE QUERO!?


PERFEIÇÃO, PRA QUE TE QUERO!?
(Por Sérgio Mafra)

Conta a mitologia grega que Narciso foi um herói da Beócia conhecido por sua beleza e orgulho. Uma das versões de sua história nos diz que por ser muito bonito despertava amores e encantos, mas ninguém conseguia quebrar sua arrogância. Ao contemplar a própria imagem no espelho d’água, Narciso se apaixonou pelo que viu, mas obviamente nunca conseguiu possuir o que julgava ser digno do seu amor, pois nada mais era do que a imagem dele mesmo. Definhou deitado num banco de areia na beira do rio, tentando em vão encontrar aquela imagem refletida na água.

Sempre me lembro dessa história em conversas que giram em torno da busca pela beleza e corpo perfeito. Neste último feriado de carnaval, eu estava em um restaurante e papo vai, papo vem, caímos no assunto. Em meio a discussões e ponderações com diferentes pontos de vista, comenta-se que algumas pessoas fazem de tudo na busca pelo que é considerado perfeição, apenas para não ouvir, dos outros, comentários considerados pejorativos. Diante disso, me coloquei a pensar sobre até que ponto vai a busca desenfreada pelo que a sociedade julga perfeito; e o pior: não por nós, mas pelo que os outros irão pensar ou achar.

O que estamos fazendo com nós mesmos, com nossos amigos e familiares ao julgar com base na beleza, a despeito de caráter? Julgar levando em conta cabelos, roupas, altura, a despeito do respeito e do amor ao próximo? Viver com saúde é mesmo o estereótipo do que vemos pregado por aí? Cuidar da mente e do corpo está realmente dentro dos nossos atuais parâmetros? O que, efetivamente, isso significa? Eu convido você a pensar comigo em sermos mais felizes com o que somos e temos. Nosso Deus assim nos fez e nos mantém; vamos preservar o que Ele nos deu.

Eu me despeço com as palavras que li num estudo que estou fazendo nestes últimos meses: “Ninguém ama seu cônjuge (mas bem que se poderia dizer amigos, família...) porque ele é perfeito. Ele é amado a despeito dos seus erros e falhas. Somente através do amor aprendemos a não julgar os outros, porque, com nossas próprias faltas e falhas, poderíamos ser tão culpados quanto eles.” (Lição da Escola Sabatina – Provérbios – 08/02/2015).

3 comentários:

  1. E é bom mesmo. Gostei muito desta reflexão e preciso usar no trato com meus semelhantes.

    Abraço Sergio!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos detalhes... Detalhes fazem a diferença. Detalhes dão beleza. Às pessoas, às coisas. Ao texto. Detalhes neste texto que o fizeram lindo. Como dizem as crianças... "Eu gosti". rs

    ResponderExcluir

O que você acha?