sexta-feira, 27 de março de 2015

QUANDO TUDO É UMA QUESTÃO DE PEDIR AJUDA


QUANDO TUDO É UMA QUESTÃO DE PEDIR AJUDA
(Por Denize Vicente)

Diego não conhecia o mar. O Pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
-  Me ajuda a olhar!1

Você e eu, muitas vezes, mudos diante do belo, do novo ou do desconhecido, precisamos de ajuda. Já pensou nas tantas vezes em que você teve medo ou sentiu-se pequeno diante da imensidão do mundo e de sua doçura ou de sua maldade? Ao nosso lado, ali, bem disposto, um Pai.

Temos, geralmente, certa mania de tentar resolver e entender as coisas sozinhos - você já reparou nisso? -, e só buscamos ajuda quando já nos descabelamos com aquelas particulares e infrutíferas tentativas de “vou dar meu jeito”. Insistimos em ser sós, quando não somos.

Dia após dia nos deparamos com situações que, por sua complexidade, novidade ou grandeza, exigem de nós um tanto de humildade, especialmente para receber ajuda. Somos miúdos demais para encarar a imensidão do mar e o seu fulgor. Mas ficamos ali, sem entender nada, “com cara de paisagem”; nós nos deixamos vencer pelo orgulho, pela timidez, pela falta de intimidade com o Pai; não pedimos ajuda, não seguramos sua mão. Nós nos achamos grandes demais para isso...

Ajuda pra entender a leitura, ajuda pra concluir um trabalho, ajuda pra superar um trauma, ajuda pra enxergar o que é belo. Para enfrentar um problema, para ter sabedoria, para fazer as escolhas certas, pra definir prioridades. Ajuda. Mudo de incerteza, de beleza ou de pavor, ainda que tremendo e gaguejando, seja um menino, e peça ao Pai:
- ”Ei, me ajuda a olhar!”.

“Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas.” 2

_________________________
Referências:
1. Eduardo Galeano in O Livro dos Abraços - Texto: A Função da Arte/I

2. Salmos 63:7

10 comentários:

  1. A ajuda sempre vem do Senhor, somente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Esther. E basta pedir.
      Por outro lado, ao vermos alguém precisando de ajuda, podemos ser auxiliares do Pai, seus "longa manus", ajudando também Seus outros filhos a olhar... e compreender.
      Beijos e bom dia!!!

      Excluir
  2. É desse jeito que vamos descobrindo nossa dependencia do amor e cuidado de Deus. Quando buscamos com sinceridade e intensidade. Feliz Sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humildade para perceber que não somos assim tão independentes como pensamos...

      Excluir
  3. "Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma." Salmos 54:4

    Na dúvida, pergunte! Na hora do sufoco, peça auxílio! Não há ajuda melhor do que a que vem do Alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão, Pamela! Não há ajuda melhor do que aquela que vem do maior super heroi da História!! O que tem os maiores superpoderes e nos auda em tudo, tudinho mesmo!

      Excluir
  4. O garotinha deveria estar em êxtase quando viu o mar!
    - Me ajuda a olhar!

    Caramba, eu não consegui imaginar a reação dessa criança, mas imagino a profundidade da emoção dele. Tento imaginar como deve ser a reação de quem esperou a volta de Jesus. Depois de terem sido questionadas, humilhadas, talvez até mesmo duvidado suas convicções religiosas, finalmente a cena da volta de Cristo, provando a fidelidade de Sua promessa.

    -Me ajuda a olhar! É verdade! Aleluia, meu Deus! Jesus nunca nos abandonou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ser, aquilo tudo, algo tão inimaginável pra ele, Jackson, que o menino nem sequer se imaginou vendo tudo aquilo por conta própria... "- Me ajuda a olhar!!!"
      Isso é humildade e confiança!! Entregar-se ao cuidado do outro com a certeza de que ele vai suprir a nossa necessidade...

      Excluir
  5. Ah...acho que nisso eu tô bem viu, porque sempre peço ajuda! Desde criança, lembro que ia pra escola fazer prova e, como eu era CDF (hoje eles chamam de Nerd né, mas sou das antigas!) eu estudava muito no dia anterior. Aí na hora da prova pedia pro Pai me ajudar a lembrar das coisas que eu havia estudado e ir bem na prova! Sei que Ele sabe o que tem dentro do nosso coração, nossas necessidades e desejos. Mas mesmo assim eu peço, só pra reforçar!!! :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tinha professor, Lilica, que dizia:
      " - Tá pensando que a resposta vai cair do céu?"
      Tolinhos... mal sabiam que, muitas vezes, caía mesmo. Em resposta ao pedido de meninas como eu e você, que depois dos estudos pediam ajuda na hora da prova.
      Né?

      Excluir

O que você acha?