sexta-feira, 8 de março de 2019

CARREGAR BANDEIRA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

CARREGAR BANDEIRA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Denize Vicente - Rio de Janeiro - RJ

COM LICENÇA POÉTICA
(Adélia Prado)
Quando nasci, um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
- Vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável.
Eu sou.



Não sei onde você está enquanto lê este texto. Talvez em casa, no seu quarto, talvez no carro, no metrô, talvez sentado em algum lugar enquanto espera alguma coisa... mas muito provavelmente a menos de cem metros de você há uma ou algumas mulheres. Quais foram as palavras que você disse a elas hoje, e de que modo vem tratando as mulheres, nos últimos tempos? E são perguntas que eu gostaria de fazer a homens e mulheres...

Hoje é dia de reflexão. Como você tem tratado as mulheres? É difícil tratar desse assunto em tempos como estes, quando as pessoas não têm sido tratadas com dignidade, sejam homens ou mulheres, crianças ou idosos...

Páginas de jornais, sítios de notícias, livros, redes sociais publicam com lamentável frequência o desrespeito que modernamente faz parte do dia a dia da gente. Agressões físicas e verbais que dominam todos os espaços, físicos e virtuais. 

Pelo simbolismo deste dia eu gostaria de falar sobre as mulheres...


8 de março. 2019. Como você tem tratado as mulheres da sua vida? Como tem tratado as outras mulheres?

Não sei quem são ou foram os seus “ídolos” da juventude, quem são suas referências, sua inspiração, seu modelo, não sei quem influencia você no seu modo de ser e agir, mas eu queria citar Jesus Cristo e sua relação com as mulheres.

O livro “Como Jesus Tratava as Pessoas” traz uma citação que eu gostaria de copiar pra você:

“Em Seu relacionamento com as mulheres, a conduta de Jesus era tão marcante que somente se pode chamar isso de admirável. Ele tratava as mulheres como totalmente humanas, iguais aos homens em todos os aspectos. Nenhuma palavra de depreciação sobre as mulheres jamais se encontrou em seus lábios. Como o Salvador que Se identificava com os oprimidos e os deserdados, ele falava às mulheres e sobre as mulheres com completa liberdade e afabilidade.”.

Quer exemplos? Maria e Marta, suas amigas, recebem Jesus em sua casa. Lucas 10. Maria se assenta aos pés de Jesus para ouvir o que Ele tem pra ensinar. Bem, naquele tempo eram os estudantes que se assentavam aos pés dos mestres e professores. Marta, aliás, se referiu a Jesus assim: “O Mestre está aqui” (João 11). E eram tempos em que não havia esse papo de um rabino ensinar uma mulher. Mas não é só. Os rabinos diziam que era melhor ensinar um samaritano do que uma mulher, e você sabe o que eles queriam dizer com isso, porque sabe qual eram os sentimentos deles em relação aos samaritanos...

Mas há mais.
Um banquete na casa de Simão. Uma cena terrível para os judeus daqueles tempos, e que deixou muitos indignados: Jesus permitiu que uma mulher O tocasse. Uma mulher de cabelos soltos, gente! Cabelo solto, na época, era coisa das “mulheres de rua”, se é que você me entende. E Jesus ainda deixou claro, de modo que ficou registrado para todas as gerações, que ela havia feito uma coisa linda, praticado um belo gesto (Mateus 26:10).

As regras e os costumes, à época de Jesus, eram muitos e eram rígidos. Por exemplo, um homem não poderia ficar sozinho com uma mulher em um ambiente, mesmo que fosse sua irmã ou sua filha. Por causa do que os homens poderiam pensar... E sobre falar com mulheres em público? “Um homem não falará com uma mulher na rua, nem mesmo com sua própria esposa, e especialmente com qualquer outra mulher, por causa do que os homens possam pensar.” Aí Jesus vem e quebra os costumes judeus falando com uma mulher junto ao poço, sem o menor constrangimento (João 4).

São muitos exemplos! 

Jesus curando a sogra de Pedro no sábado – quebrando duas regras ao mesmo tempo, porque tocou nela, segurando sua mão, e curou no dia de sábado.

A mulher que estava doente há 18 anos, andando curvada (Lucas 13:10-17). Jesus curou aquela mulher num dia de sábado e colocou Suas mãos nela. De novo se sobrepondo de uma só vez a dois costumes de Seu tempo.

E a viúva de Naim, uma cidade ao norte de Israel, que havia perdido seu filho pra morte? Jesus interrompeu o funeral e ressuscitou a criança para levar alegria àquele coração de mãe cheio de dor. Lucas 7:11-17

Mas não é só.

Você se lembra da história da mulher que se embrenhou na multidão para tocar num pedacinho da roupa de Jesus tentando obter cura porque há doze anos sofria de hemorragia? Jesus perguntou: “Quem Me tocou?” e chamou a mulher que estava fazendo aquilo escondido para mostrar a todos que ela era digna de cura. Falou da sua fé, da sua determinação. E a tratou como uma pessoa em seu próprio direito. Lucas 8:43-48


Mulheres eram amigas de Jesus. Ele dava a elas respeito e recebia respeito delas. As mulheres eram tratadas como iguais em todos os aspectos. Mesmo aquelas que Ele nem sequer conhecia, aquelas que passavam pelo Seu caminho uma só vez. 

Ele não perdia a chance de valorizá-las publicamente. Ele jamais se recusou a ensinar as mulheres. Infringiu regras deixando claro que merecem respeito e atenção. Relacionou-se com elas e mostrou que é possível fazer isso “em um elevado plano espiritual”. “Assim, por Sua própria aceitação delas, Ele pode verdadeiramente ser descrito como um defensor das mulheres”, como diz Morris Venden*.

As mulheres não deveriam precisar carregar bandeira...

Como eu disse, não sei quem são as suas referências, quem são seus influenciadores, quem você segue, mas o jeito como Jesus tratava as mulheres é bastante significativo e talvez você possa escolher Jesus para ser a sua inspiração, de hoje em diante. Respeito e valorização. Posso lhe garantir que isso fará um bem tremendo à humanidade.

______________________________


Referência/Fonte:
 
Como Jesus Tratava As Pessoas - Venden, Morris - CASA PUBLICADORA 

3 comentários:

  1. Agradecemos a visita ao nosso blog, Vagner.
    Compartilhe!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Jesus é o mais perfeito exemplo pra tudo de bom. E no que tange o trato com as mulheres não resta dúvida de que Ele *é* um "Gentleman".
    Dois momentos na passagem dEle aqui na terra me impactam até hoje, no caso do trato com as mulheres. A primeira é da mulher com o fluxo de sangue. Doze anos de sofrimento. Perda quase que total das economias com médicos e medicamentos. E no momento que tudo parecia perdido, eis que Jesus cruza seu caminho.
    O mais lindo desse momento é que Jesus, que estava seguindo pra casa de Jairo, pra ressuscitar sua filha, podia ter usado um caminho mais rápido, mas Cristo passou onde estava essa mulher de propósito. Só para curá-la. Que cena! Rastejando por entre a turba ela com um rápido toque, fica livre de anos de sofrimento.
    *Jesus sabe surpreender e fazer uma mulher feliz pra sempre.*
    O segundo momento é quando Ele a caminho de Cafarnaum, vindo com uma multidão atrás dEle muito alegre e saltitante se depara com outra multidão que vinha em sentido contrário, saindo da cidade de Naim. Essa estava muito triste e chorosa, pois entre eles jazia um jovem de 17 anos filho de uma mãe já viúva. Ele era filho único. Não vou entrar nos pormenores, mas a mulher naquela época sem marido e filho homem, era como nada.
    Pois bem, Jesus para os dois cortejos. Um silêncio se faz presente. Jesus olha nos olhos molhados dessa mãe triste até a morte e diz com vos melodiosa e meiga: "não chores". Vira-Se então para o jovem morto e diz: "jovem, a ti te digo, levanta-te". Imagine a cena?! Tente ver a figura da mãe vendo seu filho retornar aos seus braços!!!
    *Jesus sabe como fazer uma mulher voltar a sorrir e tornar a ter vontade de viver.*

    Sou o único filho homem do meu pai. Tenho mais sete irmãs.
    Sou o primeiro neto do meu vô, que teve cinco filhas das quais quatro eram minhas tias.
    Sou pai de cinco meninas.
    Além disso tenho cinco primas.
    Não preciso dizer que é bem aguçado meu lado feminino, rsrsrs.
    Admiro tanto as mulheres, por tantos motivos que se eu me pusesse a relatar alguns cometeria erros dos quais não me perdoaria.
    Mas o que posso dizer sem medo de errar é que a mulher foi a mais bela de todas as criações de Deus...
    Não consigo compreender como o homem tem a ousadia de levantar a mão pra uma mulher! Sou do tempo em que desde pequenino ouvia meu pai dizer: "em mulher não se bate, nem com uma flor!".
    Quando minha filha mais velha fez 15 anos, falei assim pra ela: "filha, se um dia você se casar, nunca admita que seu marido levante a mão pra você. Papai nunca levantou a mão pra filha de ninguém. E não vou admitir que isso aconteça com filha minha". Graças a Deus nunca soube que, sequer meus, ou melhor, que os maridos de minhas filhas gritaram com elas.
    Perdão, mas não sei o que faria... Aliás, nem quero pensar nisso.

    Peço a Deus que dirijam a mente dos homens que criam e aprovam as leis de nosso país, que sejam bem rígidos com os homens que batem e cometem feminicídio.

    Feliz dia Mundial das Mulheres!!

    ResponderExcluir

O que você acha?