terça-feira, 12 de março de 2019

FAKE NEWS, A MENTIRA GOURMET


FAKE NEWS, A MENTIRA GOURMET
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro
        
A geração “gourmet” chegou com tudo!

Transformaram o velho e bom sacolé numa sobremesa cobiçadíssima com ingredientes “selecionados” e sabores pra lá de atraentes. O preço também subiu e você precisa pagar pelo nome “gourmet” do seu... geladinho.


Poderia citar brigadeiro, pipoca, bolo e, acredite, até água! A verdade é que o termo “gourmet” soa bem. Parece que algo é mais especial, mais raro, refinado e sendo assim só pode ser muito bom.

Outro termo que ganhou popularidade no Brasil foram as chamadas “fake news”, que são notícias falsas que se espalham como isopor ralado.

As “fake news” são simplesmente a “gourmetização” da MENTIRA! 



Lembro-me de que há alguns anos eu tive um aluno que apresentava sérios transtornos relacionados com mentiras e isso nos causou uma sucessão de problemas. Suas falas eram como “fake news"... Muitas coisas absurdas, que jogadas para ouvidos desatentos se transformavam num Deus nos acuda.

Numa era de mentiras “gourmet” precisamos ficar atentos. É importante preservar nossa integridade e também a do outro, pois mentira sempre será mentira... seja ela dita dentro de casa ou dita de um palanque eleitoral.

Bem sabia disso o Rei Davi.
Vejo o Salmo 101 como um atestado dos princípios de um bom rei. Ou de uma pessoa de bom caráter.

Nos primeiros versos (1 e 2), Davi desejava manter um relacionamento com Deus, pois sabia que precisava estar bem pertinho dEle para alcançar a integridade que almejava. E também sabia que o caráter de Deus é imaculado, então desejava estar limpo diante de seu Pai.

Nos versos seguintes (3 a 5), ele pede que seus atos dentro de casa ou ocultos não sejam diferentes de seus atos públicos. Ele também enaltece a justiça e repudia a falta dela.

Nos últimos versos (6 a 8), o salmista, que era rei, afirma o quanto é importante ter pessoas honestas ao seu redor:Os meus olhos estarão sobre os fiéis da Terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala MENTIRAS não estará firme perante os meus olhos.(v. 6 e 7). Já imaginou isso em Brasília?!

Alguns estudos recentes afirmam que contar mentiras acostuma o cérebro às emoções negativas e que essas emoções podem nos levar a contar mentiras cada vez maiores, nos tornando pessoas com cérebros adaptados à desonestidade.

Parece que esse “hábito de estimação” que nós temos é flexibilizado o tempo todo para justificar nossos deslizes diários. Davi entendeu que esse hábito precisa ser tratado por Deus, pois a consistência de seu caráter é esta.

Mentiras são mentiras e ponto. Elas trazem problemas e podem arruinar uma amizade, um casamento, um emprego, uma nação...

Que Deus nos ajude a sermos mais coerentes e dispostos a falar e buscar a VERDADE, com amor, carinho e cuidado.

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?