terça-feira, 26 de março de 2019

PORQUE PAREI DE FUMAR



PORQUE PAREI DE FUMAR
Airton Sousa - Direto de Paciência/RJ

Hoje o tema é um pouco diferente.  Se você fuma, leia atentamente, e depois você vai me agradecer.

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias.

Tenho uma irmã enfermeira, que me disse uma vez: “Doenças respiratórias são as piores enfermidades que podem acontecer a um ser humano. Eu fico com muita pena dos pacientes que têm essas doenças... eles sofrem muito!”.

Antes que você diga “ei, isso papo de ex-fumante!”... sim, sou ex-fumante. “A fumaça do cigarro é absorvida por combustão e a cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas das piores espécies, como nicotina, monóxido de carbono e o alcatrão, o grande vilão.”

“A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição”, diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. 

Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

Para se ter uma ideia da tragédia que é o cigarro, em todo o mundo morrem mais pessoas de doenças relacionadas ao tabagismo do que de AIDS, álcool, drogas ilegais, assassinatos, suicídios e acidentes automobilísticos juntos.

Outro dia me perguntaram no trabalho por que eu parei de fumar. Respondi:
- Parei para não morrer.

Sabe por que estou falando tudo isso hoje?
Então... Ontem, dia 25 de março, eu completei três anos sem fumar.  Foi uma escolha. Ou para de fumar ou morre.
Escolhi viver.

São três anos completos, sem cigarros. Nenhuma recaída.

Muitos estão escolhendo a vida e estão deixando o cigarro.

Se você ainda fuma, comece por decidir parar. Depois vá trabalhando essa sua decisão, dia a dia, um dia de cada vez. Cada dia, até o último dia.

Eu gosto muito da letra da música do Charlie Brown Junior:

A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir. Podem me tirar tudo que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz para quem eu amo.
E eu sou feliz e canto e o Universo é uma canção e eu vou que vou. História, nossas histórias. Dias de luta, dias de glória...

O dia em que você parar será um dia de glória na sua vida, na sua história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?