sexta-feira, 1 de junho de 2018

O PODER DA ESPERANÇA



O PODER DA ESPERANÇA
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Eu tinha meus alunos, no "Jardim da Infância". Eram deliciosas, as nossas conversas. Gosto de lembrar que eles me chamavam de “Professora”; não de "Tia". Sempre achei mais sonoro, muito mais belo, aquelas coisinhas pequeninas falando "Professoooora...".

“Tia” todo mundo podia ser - na rua, em casa, tirando a mãe, é claro. Mas... Professora? Primeira professora? Com muito orgulho, a única Professora era eu. E era numa espécie de encanto e doçura que eles me chamavam e eu lhes dava atenção. Era uma admiração e um respeito mútuos, de quem ora ensina, ora aprende, e torna a ensinar e volta a aprender, continuamente.

- Bebeto, o que é esperança, hein?
- (risos) Professora... - dizia, como se não fosse crível professora não saber tamanha obviedade - esperança é um bichinho verde que vem e pousa na gente. Mas pode ser no coração também.


Eu não sei se você entende de esperança tão bem quanto aquela criança... Eu posso dizer, sinceramente, que essa foi, até hoje, a melhor definição que já ouvi. Sim, a esperança é um bichinho. E quando vem e pousa no coração da gente transmite paz, alegria e altera a respiração, renovando nosso fôlego de vida. É muito poder!

Ensinar e aprender são dois lados da mesma moeda. Bebeto cresceu (eu ainda me encontro com ele!), casou-se com uma coleguinha da sala, e hoje aprende coisas novas com outras crianças e adultos, mas continua ensinando as coisas que sabe e que descobre, numa troca permanente, própria de quem entende que a vida é um contínuo aprendizado.

Já caiu no uso popular aquela frase que diz que “ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar”, mas talvez a gente se ache assim, algumas vezes – tão sábio, ou tão ignorante...

Eu, por não me achar, neste momento, tão uma coisa nem tão outra, gostaria de compartilhar com você mais uma coisinha que aprendi, nesta vida: ter esperança é fundamental. Sim! A vida tem mil tristezas, aborrecimentos, dor e desapontamentos. Ter esperança é fundamental. Pode faltar tudo: emprego, dinheiro, gasolina, diesel, tomate, batata, carro do ovo... mas se você perder a esperança tudo ficará ainda pior. Acredite em mim!

Mas, pensando bem, tudo depende de onde você coloca a sua esperança.
No quê? Em quem?
Responda sinceramente: onde está a sua esperança?

“... mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias; correm e não se cansam,
caminham e não perdem as forças.”

Acredite no poder da esperança!
E se as coisas estiverem muito difíceis por aí, difíceis mesmo, a ponto de você estar à beira de perder a esperança, a gente tem um presente pra você: um livro lindo. Lindo mesmo! Clique AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?