terça-feira, 5 de junho de 2018

COM O AMIGÃO NA COPA – Parte 1


COM O AMIGÃO NA COPA – Parte 1
Airton Sousa – Direto de Paciência – Rio de Janeiro

Daqui a uns dez dias vai começar a Copa do Mundo FIFA 2018. Será a vigésima primeira edição desse torneio internacional de futebol. Uma das maiores paixões do brasileiro. Será na Rússia por causa do aumento do interesse da população russa no futebol.

O Brasil chega como favorito e no momento em que você estiver lendo este texto, provavelmente o Brasil já estará treinando em campos russos.


Escolhi para este mês da Copa quatro textos que escrevi nos últimos quatro anos, e que foram publicados neste blog com alguma alusão ou referência ao futebol, ou a times vencedores e campeões.
Vamos nos lembrar hoje de Josué, grande capitão e líder do povo de Israel.

Bem, Josué foi um dos líderes do povo de Deus que saiu do Egito e estava a caminho da “Terra Prometida”.
Era uma caminhada que duraria no máximo quarenta dias, mas o povo era difícil e a caminhada tornou-se mais difícil ainda. Durou mais de quarenta anos. Moisés foi o primeiro líder sendo substituído por Josué.

Aqui, quero comentar de uma batalha que estava no papo e Josué perdeu. Ele tinha o melhor time, a equipe mais bem preparada e perdeu para o insignificante Ai. Se você conhece a história vai se lembrar dessa batalha e dos motivos para a derrota. Acã, um dos seus guerreiros, vacilou na batalha anterior. Cometeu um grande erro, tipo gol contra, e trouxe derrota para o time de Josué.

Agora pense num cara brabo, muito nervoso e reclamando com Deus:
— Ó Senhor, meu Deus! Afinal de contas, por que fizeste este povo atravessar o rio Jordão? Foi para nos entregares aos amorreus, e eles nos matarem?

Aliás, a reclamação era sempre a mesma: por que tirou a gente de lá? E muitas vezes você até pode ter razão, ou achar que tem razão. Quem nunca se sentiu assim? Uma hora ou outra a gente cai, perde, chora, corre, se esconde, chora, cai, a gente perde e sofre. O mundo cai, desaba, vira de ponta-cabeça. Sentimos que Deus nos abandou. E ninguém sabe o que falar.

Mas Deus sabe. Deus sempre sabe o que falar:
— Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito, com a cara no chão? (Josué 7:10) 
— Não tenha medo! Seja corajoso! Marche com todos os seus soldados contra a cidade de Ai. Eu farei com que derrotem o rei de lá. O povo de Ai, a sua cidade e as suas terras serão de vocês. (Josué 8:1)

Max Lucado comentou:
“Um tropeço não define ou quebra uma pessoa. Você pode ter falhado, mas o amor de Deus não falha. Encare seus fracassos com fé na bondade de Deus... Na mão de Deus nenhuma derrota é definitiva. Você precisa acreditar que a graça de Deus é maior que seus fracassos.” (Dias de Glória, p. 98).


E ainda hoje Deus está aí ao seu lado dizendo: Não tenha medo! Não fique aí caído no chão. Avance!

O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem”. (Salmos 37:23 e 24 - NTLH)

Você pode ter perdido o jogo, mas ainda está no time. Deus nunca se esqueceu de você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?