CONTROLE DE QUALIDADE
Denize Vicente - Cidade Maravilhosa Rio de Janeiro
Todo bem de consumo (produtos e serviços) antes de estar
disponível para o consumidor passa por um controle de qualidade. Essa “qualidade”
tem a ver com vários fatores – seu desempenho, suas
características acessórias, a aparência, a confiabilidade, a sua durabilidade...
para citar apenas alguns. A qualidade é medida também por aquele “pós-venda”, o
momento tenso em que o consumidor percebe uma falha ou um defeito no produto e precisa
notar que a reparação será feita no menor tempo possível, com o melhor
atendimento e de maneira eficaz.
Os fabricantes, os
empreendedores, os comerciantes, sabem que oferecer produtos
e serviços de qualidade é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa e
a preocupação com o nível da
qualidade é fundamental para o seu sucesso. Além disso, eles não estacionam.
Estão, geralmente, procurando o aperfeiçoamento.
Um dia desses você
saiu da barriga da mamãe como o melhor “produto” que ela poderia apresentar à
sociedade. Você veio com alguns itens de fábrica que, com o tempo, foram
apresentando falhas e defeitos que alteraram seu desempenho.
Agora pense em você e nesse lance de características acessórias, aparência, confiabilidade, durabilidade, tempo de reparo, atendimento, soluções eficazes... Você, "esperto da mente", já entendeu sobre o que estamos falando...
Tem uma palavrinha
muito usada nos tribunais como pronome de tratamento, mas que é também um substantivo. Ela vem do latim excellentia e traduz a qualidade do que é excelente, "grau elevado de perfeição, de bondade”.
Você foi escolhido por Deus para ser um exemplo de
padrão de qualidade e excelência*, neste mundo. Sério. Tô falando serinho
com você! O padrão de qualidade esperado por Deus não permite nada menos que o seu
melhor. Sim. A sua melhor versão de você mesmo, sem mediocridade, sem
relaxamento, sem negligência nem displicência, sem esse lance de “o básico”, “o
normalzinho”, “o arroz com feijão”.
Você precisa descobrir suas “funcionalidades”, seu
propósito de vida, sua missão. Descobrir “para que” Deus colocou você neste
planeta, e “para que” você está onde está.
Depois de descobrir, precisa estabelecer um padrão de excelência para tudo o que
você faz no seu trabalho, na sua rua, na sua igreja, na sua comunidade, na sua
casa, para todos os serviços.
Segundo Lee Strobel, a excelência não é “um
perfeccionismo neurótico”, mas, simplesmente, fazer o melhor que pudermos
com o que temos ao nosso alcance.
Bill Hybels diz que “a excelência honra a Deus e
inspira as pessoas".
Ah, fala sério... não é lindo isso? Honrar a Deus... Inspirar pessoas... Por isso e para isso eu vivo.
Ah, fala sério... não é lindo isso? Honrar a Deus... Inspirar pessoas... Por isso e para isso eu vivo.
___________________________________
Referências:
* "excelência",
in Dicionário Priberam da Língua
Portuguesa - 2008-2013 – Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/excel%C3%AAncia
- acessado em 12.02.2017.
* HYBELES, Bill. Axiomas:
Máximas da Liderança Corajosa. 1 ed. São Paulo: Vida Nova. 2009
adoro teus textos. sempre bom de refletir
ResponderExcluirass: Lu
ResponderExcluirLu!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirTer vc aqui me faz tão feliz!!! Vc sabe, né?