quarta-feira, 28 de março de 2018

SOL


SOL
João Octávio Barbosa – Bangu – RJ

A palavra do dia é SOL.
sol é uma estrela. A mais próxima da Terra e a que assegurou as condições necessárias de vida deste planeta. Ele é basicamente uma bola de gás incandescente a temperaturas inimagináveis e, embora esteja a milhões de quilômetros da Terra, tem fortes influências sobre nós. Composto basicamente por hélio, carbono, hidrogênio (cerca de 91%) e oxigênio, o sol é composto por um núcleo, uma zona radiativa, a zona convectiva, onde o gás em ebulição do interior do sol sobe até atingir a próxima camada e perde calor, descendo novamente. O sol tem uma coroa, a qual deve ter uma temperatura em torno dos 1 milhão de graus Kelvin.¹

O sol também é fonte de inspiração de muitos pensamentos filosóficos. Vou dar alguns exemplos famosos:
Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.”
É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila. Afinal, a mesma causa pode surtir efeitos em perfeita oposição.
”A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano.” Devemos rir para que o brilho da alegria possa ajudar a levar a vida, em meio aos problemas.

O Sol junto da sombra pode nos iludir: “Quando vemos um gigante, temos primeiro de examinar a posição do sol e observar para termos certeza de que não é a sombra de um pigmeu.”
E o grande Renato Russo já cantava: “Quando o Sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê que o caminho é um só...”.

Mas eu preciso ser sincero com você. O Sol, para mim, é bem mais que essa bola de fogo que não podemos ver diretamente com os olhos. Para mim o Sol é Deus. Não UM deus. O Deus. O meu Deus. Possivelmente, aquele que você também conhece como Deus, mesmo que não o considere assim. O Deus da Bíblia. E nesse livro, a Bíblia, que Deus chama de “sua palavra”, vemos o seguinte sobre a nossa palavra do dia hoje, sol:

Porque o Senhor Deus é um sol (...).
Salmos 84:11

Deus é um sol. O Sol não é Deus, como algumas sociedades antigas pensavam. O Sol foi criado por Deus. Porém, podemos afirmar que Deus é como um sol, metaforicamente. Deus é uma luz, uma fonte de energia inesgotável, um brilho no meio das trevas. Deus é muitas coisas, entre elas é sol. Se você acredita que precisa mais sol no seu dia de hoje, ponha Deus nele agora!

Hoje é dia de Sol!

____________________________________

Referência/Fonte:

1.    https://www.infoescola.com/sol/ - acessado em 25/02/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?