sexta-feira, 30 de junho de 2017

A CRISE E O MERCADO DE TRABALHO



A CRISE E O MERCADO DE TRABALHO
Denize Vicente - Cidade Maravilhosa/RJ

Tive um colega nos tempos de colégio que se chamava Eliseu. Eu achava esse nome tão diferente! Não conhecia nenhuma outra pessoa com o mesmo nome e por isso nem podia dizer se o nome combinava ou não combinava com o dono. Sim, eu sou dessas. Conheço a pessoa e com base nas outras que já conheci com o mesmo nome fico pensando se a pessoa que está ali combina ou não com o nome que tem. E não me condene. Cada louco com sua mania, ué. Você tem as suas também, pode confessar... 



A Bíblia conta várias histórias de um homem que também se chamava Eliseu. A não ser por desenhos e ilustrações, eu nunca vi o rosto desse moço, que viveu muitos, muitos e muitos anos antes de mim e morreu quando eu ainda nem sonhava nascer.

O interessante é que algumas pessoas têm uma vida tão marcante que as histórias que ela protagonizou e as coisas que fez permanecem vivas mesmo quando as próprias pessoas já não vivem mais... É o caso de Eliseu, o moço que foi discípulo de um outro notável, chamado Elias.

Eliseu foi um profeta, sabe? Uma vez foram falar com ele de uns problemas que a CEDAE da época não estava resolvendo. Na verdade, era alguma coisa bem pior. A água da cidade (Jericó) era péssima, não prestava mesmo. Pra você ter ideia, costumam dizer que o Brasil é terra boa, em que se plantando tudo dá. Pois lá era assim: a terra era improdutiva porque a água era “má”, como eles diziam; e nada nascia, nada crescia. Há traduções da Bíblia que dizem que a água provocava abortos! Tenso.

Eliseu ouviu, pensou, pediu que eles fizessem a parte deles (que era levar um pouco de sal numa tigela nova). Aí, foi até a nascente daquelas águas, jogou o sal... e sabe o que aconteceu? “E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.” (II Reis 2:22 - NVI)


Como eu imagino as águas "puras para sempre"...
 
Antes que você siga seu caminho de hoje achando que Eliseu era “o cara”, vou lhe dizer uma coisa e perdoe-me se vou desapontar você: não; ele não era “o cara”. Ele era profeta e servia Àquele que, sim, era “O cara”. Porque se você voltar um pouquinho a leitura e der uma olhadinha lá no verso 21, vai ver o detalhe da história toda, a “mágica” que fez as águas se tornarem puras para sempre: ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’.”. (II Reis 2:22)

Aaaaah!! Copiou? Não foi Eliseu quem disse “purifiquei esta água...”. Eliseu apenas reproduziu as palavras do seu Chefe; ele verbalizou as palavras do Mestre, enquanto milagrosamente fazia a limpeza das águas, resolvendo de uma vez por todas o problema da qualidade dos recursos hídricos daquela cidade. Água potável, terra produtiva, crianças saudáveis, tudo de uma vez, porque “assim disse o Senhor”.
 
Incrível, não é? Eliseu fazia as coisas que fazia porque era um instrumento do Deus dele - o Todo-Poderoso, que limpa as águas, salva vidas, faz nascer e crescer, e para quem nada é impossível.

Geral costuma dizer que esse foi “o primeiro milagre de Eliseu”, mas eu me dou o direito de pensar que essa foi “a primeira demonstração pública de parceria entre Eliseu e Deus”. E isso marcou a vida de muita gente, de muitas gerações.

Você tem um currículo, aí? As inscrições pra uma parceria moderna estão abertas. Não sei quais são os milagres que a sua vida, a sua cidade, os seus amigos precisam, mas, se você decidir trabalhar com o Deus que tudo pode, tem a chance de se tornar um instrumento do Seu trabalho e abençoar vidas, também, inclusive a sua! Ele não exige experiência, nem títulos nem Q.I. (sabe aquele tal de “Quem Indica”? Pois é... não precisa). Para constar no currículo, a única exigência é disponibilidade de horário, pra que Ele possa contar com você a qualquer momento. E às vezes, não parece, mas muita gente desiste só por causa disso... e ainda coloca a culpa na crise.
 




5 comentários:

  1. Parabéns!!!Amei e encaixou no meu momento façopartedalistadosdesempregados e Deus sabe que estou disponível e sem preferência de turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda!!! Estar disponível é sempre o primeiro passo!
      ��

      Excluir
  2. Ao longo de anos,conheci um ser,um espírito,um amigo,um companheiro...
    Que talvez eu o tenha deixado distante de meus problemas,mas para minha surpresa!-essa distância nunca nos separou e hoje, descobri um ótimo psicólogo nele.

    ResponderExcluir
  3. Instrumento nas mãos de Deus, é a minha oração ao Pai Celestial. Mensagem edificante!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha menina inteligente!
    Vc me fez lembrar agora de 1 Coríntios 11:1.
    Não vou falar o que está está escrito, pq gostaria que vcs lessem.
    E isso aí essa é a verdade dessa história e desse camarada incrível que se dispôs a ser um imitador. Maravilha!

    ResponderExcluir

O que você acha?