sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"A GOOD MEDICINE"


"A GOOD MEDICINE"
Por Denize Vicente

A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.
(Provérbios 17:22 – NTLH)


Norman Cousins foi um jornalista americano que nos anos 60 sofria de uma doença grave e degenerativa (“espondilite anquilosante”) e foi curado pelo riso.

A espondilite anquilosante tem a ver com a inflamação das articulações entre os ossos da coluna vertebral e nas articulações entre a coluna e a pelve. Com o passar dos anos, provoca a união dos ossos da coluna. Impede movimentos básicos, como virar o pescoço, mover-se, e um dos sintomas da doença é a dor intensa que o paciente sofre, ainda mais forte à noite.

Norman Cousins estudava as emoções humanas e acreditava de verdade que elas podiam representar a cura para as doenças. Desenganado pela Medicina, ele se recusou a aceitar o veredicto dos médicos e pensou assim: Ora, se as emoções negativas podem perturbar o organismo, por que as emoções positivas não poderiam restabelecer a harmonia perdida?

Decidiu, então, alimentar seu espírito com bom-humor, otimismo e confiança. Fez um tratamento alternativo, por conta própria. Muita vitamina C e muito riso. Começou a assistir a filmes de comédia, passar momentos divertidos jogando em casa com seus amigos, e proibiu qualquer pessoa de ir visitá-lo se não tivesse uma piada para contar. 


E a terapia do riso produziu seu efeito: dez minutos de riso aliviavam suas dores o suficiente para lhe proporcionar duas horas seguidas de sono. Testes clínicos também comprovaram que a inflamação diminuía a cada sessão de riso.

Cousins se tornou, podemos dizer, o símbolo da “Terapia do Riso”. Sua história foi contada por ele mesmo, mais de dez anos depois do início do tratamento, o que significa dizer que a coisa funcionou de verdade!

Eu não sei qual foi o diagnóstico que seu médico deu pra você; não sei qual foi o veredicto que você ouviu do seus pais, do professor, da esposa ou do marido; não sei que espécie de fim da linha apontaram pra você... mas eu sei que o riso cura tudo e faz bem, muito bem. "Bye, bye, tristeza, não precisa voltar", porque aqui ninguém quer secar os ossos!

"O coração alegre é bom remédio,
mas o espírito abatido faz secar os ossos."
(Provérbios 17:22 - NVI)



______________________

Referências:

2 comentários:

  1. Muito bem vindo este Blog.
    Eu, há muito, adotei a alegria e o riso em minha vida, e saibam; não quero outra vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mesmo!! Eu sou testemunha e herdeira desse estilo de vida!!!
      Também não quero outra vida!!
      E obrigada por essa herança!!

      Excluir

O que você acha?