domingo, 20 de setembro de 2015

SOBRE METÁFORAS, LUZ E FAZER A DIFERENÇA

SOBRE METÁFORAS, LUZ E FAZER A DIFERENÇA
(Por Lucileide Santos)


As metáforas são uma das minhas figuras de linguagem favoritas! Elas nos acompanham na maioria das construções de nossas frases. Eu aprendi a gostar de figuras de linguagem, uma parte da Literatura, depois de entrar para a faculdade de Letras; em uma de minhas experiências em sala de aula precisei ensinar para os meus alunos as diversas figuras de linguagem e pensamento. E depois de estudar um pouco mais sobre esse recurso estilístico passei a enxergar as coisas sob uma nova ótica!

As metáforas são uma espécie de comparação, só que mais discreta e com um sentido mais intrínseco! Ao invés de dizer que “somos como uma luz” (como é feito na figura de linguagem chamada comparação) ela diz “somos a luz” e é aí que se estabelece a forte relação entre as características do objeto de comparação e as do que está sendo comparado.

Jesus falava por parábolas, uma ferramenta de discurso que facilitava a compreensão e o aproximava de quem o escutava. Em muitas de suas parábolas ele lançava mão de figuras de linguagem. A metáfora mais famosa e que mais me chama atenção é a que diz o seguinte:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:14-16)

Jesus nos diz que somos a luz do mundo. A aplicação dessa metáfora me intriga, pois imaginem só o quanto essa comparação é genial! A luz é usada para acabar com a escuridão. Sim, ela serve para tanto, mas não só isso; ela também serve como ponto de referência em um ambiente, porque se quero chegar a algum lugar uso o caminho luminoso que a luz me dá. Ela é um símbolo de esclarecimento ou ideia; podemos dizer que a luz significa uma maior compreensão sobre alguma verdade.

O papel da luz é imprescindível em nossa vida. Ao estabelecer uma relação direta entre a luz e todos nós, Jesus nos indica que este mundo precisa de algo que faça a diferença, algo que dissipe toda a maldade e escuridão que existe!

Eu sou luz, você é luz! Precisamos deixar que nossas ações brilhem, não debaixo de uma vasilha ou de forma fraquinha quase apagando, mas de forma que em todos os lugares que estivermos as pessoas se sintam mais próximas de nosso Criador e Salvador!

Um ótimo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?