terça-feira, 22 de setembro de 2015

O QUE IMPORTA É NASCER DE NOVO

O QUE IMPORTA É NASCER DE NOVO
(Por Airton Sousa)

A Bíblia conta de um encontro que Jesus Cristo teve com um jovem, chamado Nicodemos, que queria saber o que ele precisava fazer para ser salvo; e Jesus respondeu:... Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Nicodemos perguntou a Ele: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”. (João 3:3-7)

Um das características do mês de setembro é o renascimento. Se você olhar ao redor perceberá esse milagre. Depois do inverno e das chuvas os caminhos secos começam a florir, tudo se envolve em um colorido especial. Onde você nem imaginava que haveria flor surgem as mais espetaculares. Eu me lembro das marginais do Rio Pinheiros, em São Paulo, que nesta época do ano estão totalmente enfeitadas por caliandras vermelhas, hibiscos alaranjados, belas emílias azuis, jasmim manga, espirradeira cor de creme... flores que foram semeadas em um dos lugares mais mal cheirosos de São Paulo e, mesmo assim, enfeitam a paisagem nas imediações do Jaguaré até a Ponte Morumbi. É como diz a canção: “Nos galhos secos de uma árvore qualquer / Onde ninguém jamais pudesse imaginar / O Criador vê uma flor a brotar”.

Primavera é tempo de milagre. Jesus está disposto a transformar corações secos em novas vidas, caminhos tortos em novos caminhos, dias tristes e sombrios em novos dias. Gosto muito de uma música do Beto Guedes, bem apropriada para esta ocasião:

"Quando entrar setembro
E a boa nova entrar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou

Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no cam
inho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção

Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender."

O calendário é assim como a vida e está ali para nos dizer que a primavera chegou; mas eu lhe digo que a chegada da primavera não fará nenhum sentido na minha vida nem na sua, se a gente não entender a mensagem do Cristo: “Importa-vos nascer de novo.”.

Um comentário:

O que você acha?