quarta-feira, 1 de março de 2017

LAGOA AZUL



LAGOA AZUL   
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City - RJ

Trata-se de um clássico das tardes da Globo. A película “Lagoa Azul” foi apresentada ao mundo em 1980, já há quase 40 anos. Vamos ser sinceros, poucas pessoas se lembram da história. Grande parte de seus espectadores peculiares em suas dezenas de repetições na Sessão da Tarde eram adolescentes extasiados com a possibilidade de ver a atriz Brooke Shields em trajes tão, digamos, diminutos.


Basicamente tínhamos um jovem casal que cresceu em uma ilha tão deserta quanto paradisíaca. Órfãos de qualquer tutor desde a infância, os jovens conseguiram, com um sucesso digno de nota, chegar até a idade adulta. Natural e irremediavelmente, se apaixonam e se tornam um casal. Vivem em plena inocência social, totalmente alheios ao mundo ao redor (que sequer sabem como funciona). Em meio a muito desconhecimento havia uma regra: não comer certa planta da ilha, pois ela era mortal.

Isso lhe soa familiar? Um casal peladão e inocente, que vivia solitariamente num lugar paradisíaco, sem nenhum problema ao redor, porém com uma restrição muito específica, que envolvia o dilema da morte: um item proibido para consumo.

Pois é. A Bíblia fala de Adão e Eva como os primeiros seres humanos da Terra. Havia muito pouco de diferente na vida deles em relação ao que havia na vida de Richard e Emmeline, protagonistas da “Lagoa Azul”. 

Somos tentados a condená-los pelo fato de desobedecerem a Deus comendo de um mero fruto, mas, até hoje, trocamos a obediência a Deus por prazeres bem menores que o de uma maçã ou banana. Não é?

Spoiler Final. Infelizmente para a humanidade, o preço de Adão e Eva terem comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal foi muito mais drástico do que o efeito derivado da planta venenosa comida por Richard e Emmeline. No caso do filme, apenas o casal morreu. No caso bíblico, Adão e Eva não morreram tão instantaneamente, mas se contaminaram com uma doença sem cura (até a volta de Jesus): o pecado.


Fica pior: essa doença é hereditária. E você, querido amigo, como descendente direto do casal do Éden, está doente também. Olhando ao seu redor você consegue enxergar um mundo doente?
         
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
Romanos 5:12

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Romanos 3:23

Ok, mas sem desespero.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23


Apesar da situação complicadinha em que fomos colocados neste mundo, temos em Jesus a esperança de superar esse prognóstico ruim que está a nossa frente quando só pensamos em pecado, sofrimento e, enfim, morte. Jesus veio para que tenhamos vida, e vida feliz, em abundância. O caminho é fácil, basta seguir os Seus passos.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33

Não peço que concordem, espero que reflitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?