domingo, 11 de setembro de 2016

“TETELESTAI”

“TETELESTAI”
Por Eduardo Santos

Não achei que passaria por uma situação que tornasse essa expressão tão significativa para mim. A primeira vez que a ouvi, como realmente é, foi este ano; então, não se sinta acanhado por não saber seu significado. “Tetelestai” é uma palavra grega utilizada por Cristo na cena de sua crucificação, quando estava prestes a expirar. Foram Suas últimas palavras (João 19:30). Era uma palavra usada em transações comerciais e significava que o débito estava pago.1


 
Passei muitos dias me dedicando com afinco à minha monografia, conhecida por muitos como “TCC”. Tive muitos problemas comuns a esse trabalho e outros que preferia não ter enfrentado, mas nem tudo acontece da forma que desejamos. Só Deus sabe, efetivamente, quantas vezes pensei em “chutar o balde” - umas duas ou três vezes por dia, talvez. Mas, enfim, o trabalho foi encerrado, e graças a Deus. A sensação de término, de cumprimento das responsabilidades, é indescritível – mesmo sabendo que escrevo este texto antes da apresentação. Talvez, depois da apresentação, eu me sinta ainda mais aliviado do peso.


Uma coisa que ouvi muitas vezes enquanto passava pelos meus momentos de estresse era: “Vale a pena encarar essa situação? No final, o sofrimento vai compensar? Se for, aguenta mais um pouco que ele acaba!”. 
Isso costumava me tranquilizar, pois eu sabia que valia a pena; afinal, esse trabalho era um símbolo da conclusão de um curso no qual lutei para conseguir ingressar, e era sobre um assunto que eu gostava, e ainda gosto, muito.


Os relatos bíblicos contam que Jesus passou por um momento angustiante antes de Sua entrega como sacrifício em nosso lugar. O estado emocional de Cristo estava tão alterado que Ele passou pela experiência de suar sangue. Ele chega a pedir ao Pai que passasse dEle aquela tarefa, se fosse possível, mas encerra Sua oração dizendo as palavras: “Que seja feita a Tua vontade”.

Quando Cristo afirma na cruz que havia pago o preço, estava dizendo que suportara algo por um propósito maior. Que existia algo que O motivava a dar prosseguimento em circunstâncias desfavoráveis. Pra ser mais exato, você e eu somos o motivo de Ele ter suportado até o fim. O valor imputado a cada um de nós é dimensionado pela Sua aceitação de suportar a pior angústia, a situação mais indesejável, algo que nunca havia experimentado: estar separado do Pai por causa da imensidão de pecados que Ele carregou sobre si.


Eu aguardo com imensa ansiedade o dia no qual poderei fitar os olhos de Cristo e agradecer por não ter desistido de mim, por ter estimado meu preço além do custo que precisava pagar para me ter de volta. Outro desejo é encontrar você nesse mesmo dia, para juntos sermos levados às mansões celestiais. Mas isso depende de você... E então? Topa o encontro?

___________________________

Referência:

1.    Tetelestai - Dicionário Bíblico. Disponível em: <http://www.bibliaonline.net/dicionario/> - acessado em 10.08.2016.

2 comentários:

  1. Na minha rua tem uma igreja assembleia de Deus Tetelestai, eu ficava curioso com este nome. Quando descobri o significado da palavra, dei glória a Deus. Também descobri este ano e a palavra é linda mesmo. Tetelestai! Obrigado Edu pelo texto.Tetelestai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É reconfortante saber que já está pago. Essa certeza remove todas as preocupações que o nosso curto crédito poderia gerar.
      É ainda mais impressionante quando entendemos os limites que Cristo se dipôs a ultrapassar pra quitar a dívida.
      Graças a Deus, tetelestai!

      Excluir

O que você acha?