quinta-feira, 30 de junho de 2016

SEM MEDO

SEM MEDO
Por Carina Baptista

Oi pessoal, tudo bem??
 
Você sabe andar de bicicleta? Eu aprendi quando era bem pequena. Minha primeira bicicleta foi um presente do meu pai. Como eu amava meu brinquedo! Dizem que uma vez que você aprende a andar de bicicleta... nunca mais esquece. Comprovei essa teoria quando, depois de anos sem pedalar, peguei uma bike nova e pedalei como se nunca tivesse parado.


Eu não tinha medo de pedalar, mas não conseguia andar de bicicleta sem segurar com as duas mãos. Eu ficava com tanto medo que nem tentava direito. Soltava uma, voltava, soltava a outra, voltava.

Até que um dia, indo para o trabalho - sim, tenho o privilégio de ir trabalhar de bike - soltei as mãos e segui. Quando me dei conta, já estava pedalando com as mãos livres. Levei um susto e comecei a rir sozinha... Algo estava diferente! Interessante como coisas simples podem nos ensinar preciosas lições.


Percebi que o medo que eu tinha havia desaparecido e pude sentir o gosto da liberdade. Como é bom não ter medo, pensei. Mas na mesma hora lembrei o que muitos dizem: "o medo é uma defesa". Fiquei pensando sobre isso, decidi pesquisar e, claro, não poderia deixar de compartilhar com vocês.

"A Bíblia menciona dois tipos de medo. O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O segundo tipo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo dEle e dos Seus atributos." * 

Temor a Deus traz consigo muitas bênçãos e benefícios. Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.”. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.

O segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom. Esse é o “espírito de medo” mencionado em II Timóteo 1:7, que diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”. Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus. Isaías 41:10 nos encoraja: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”.


Uma das coisas que eu acredito ter me ajudado com a bicicleta foi o fato de estar mais madura e preparada para "enfrentar" os desafios da vida. Da mesma forma, para ser corajoso é preciso amadurecer o relacionamento com Deus, que nos oferece proteção e força para enfrentar nosso medo.

Espero que você tenha um dia lindo, sem medo e com temor (a Deus)!

Um beijo e até semana que vem!



__________________________________ 

Referência:



3 comentários:

  1. Eu dei uma viajada neste texto. Fiquei imaginando, andando de bike com as mãos soltas, sem medo...pedalando sem parar. Confiando em Deus.

    ResponderExcluir
  2. hehehe

    é muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Fase 2.
    Confiança master: soltar as mãos e levantar as perninhas.

    ResponderExcluir

O que você acha?