quarta-feira, 29 de junho de 2016

NOS GALHOS SECOS DE UMA ÁRVORE QUALQUER


NOS GALHOS SECOS DE UMA ÁRVORE QUALQUER
Por João Octávio Barbosa

Era inverno em Santa Catarina. Se você tem boa memória, e acompanha nossos posts, deve lembrar que na semana passada comecei o texto falando do verão. A época do mês é a mesma, mas o Hemisfério é outro, por isso o contraste. E um baita inverno, diga-se de passagem. O que você acha de -17,8°C? NEGATIVOS! Sim, essa temperatura foi registrada no Brasil, há exatos 20 anos, no Morro da Igreja, município de Urubici*. Árvores congeladas por todos os lados. Mortas e sem verde.


Uma árvore em especial é o tópico de hoje. A figueira. Eu nunca comi um figo na minha vida. Nem sei como é. Não sou muito parâmetro, também. Num hortifrúti sem legenda só vejo mato. Enfim, mas se eu aprendi alguma coisa de Biologia na escola (que grande mentira, não me lembro de um nada da Biologia que tive na escola!), é que figueiras dão figos, que são frutas saborosas para muitos.

Certa vez, certo homem, em certo lugar, passando por certa árvore, decidiu catar e comer certo fruto. Ganhou um figo (deixar endereço nos comentários) quem adivinhou que estamos falando de Jesus e uma figueira. O relato desse encontro está no livro de Mateus 21:18-22, e você pode ler clicando AQUI.


O Perfil Sem Curtidas de hoje é o da pobre arvorezinha cheia de folhas, mas nenhum fruto, que deixou Jesus frustrado e com fome. Jesus já tinha passado por um momento tenso no templo, expulsando os mercadores, e agora essa! Disse palavras duras, e a figueira seca; agora, já nem mais verde se via nela. Mateus diz que isso ocorre imediatamente, Marcos diz no dia seguinte. Os discípulos ficam surpresos, e Jesus aproveita a deixa para incentivá-los a desenvolver fé, pois, palavras dEle, com apenas um pouco de fé, eles moveriam até montanhas.

Beleza, mas e eu com essa figueira aí? A metáfora das árvores é muitas vezes usada na Bíblia para descrever o caráter do homem. Afirma Paulo, em Gálatas, que pessoas conectadas com Jesus (como galhos ligados ao caule, que é Cristo) dão frutos. Frutos do Espírito. Às quintas-feiras, nós tivemos o privilégio de ler sobre cada um deles, aqui no blog, pelas palavras bem escolhidas da Carina Baptista (Dicas de Cah). A figueira sem frutos representa as pessoas que não geram resultados.


Sim, os discípulos de Jesus têm metas a bater! Não é só o seu amigo lá do banco que tem que bater metas (P.S.: dia 29, hoje, fim do mês às portas, ajude seu amigo bancário!). Àqueles que se consideram cristãos não basta internalizar a presença de Jesus no coração; isso tem que transbordar, tem que transparecer, tem que culminar em frutos, não só em plantas que são só aparência, mas não alimentam, que não “sustentam” um mundo que precisa ver no “crente”, uma vida correspondente a valores cristãos.

Mas antes de encerrar a coluna de hoje e o assunto “figueira”, tenho mais uma coisa para apontar: não façamos da figueira um bode expiatório bíblico; afinal, foi em cima da figueira que Zaqueu achou Jesus (Lucas 19:4). E foi embaixo da sombra da figueira que Jesus achou Natanael (João 1:48).


Aliás, se você achou rude da parte de Jesus “amaldiçoar” a figueira, principalmente se você transfigurar a metáfora para a vida real (Jesus amaldiçoou o cristão que não dá frutos?), lembre-se de outra figueira, em outra parábola. Lucas 13:6-9. Antes de haver a figueira real, havia a história da figueira, sendo que nesse exemplo de Jesus ela teve mais sorte. E essa é a lição da vida real: a figueira recuperada e renascida; não a que foi morta.

Quando o homem já havia perdido a esperança de haver vida naquela figueira, naquela pessoa desacreditada pela sociedade, vem outro, representado Jesus, e decide dar mais uma chance. A quarta vez. Ou a sétima. Ou a setenta vezes sete (não sei escrever isso em ordinário).

Somos nós figueiras que, em anos, não demos frutos bons para o mundo ao redor, a ponto de sermos chamadas de inúteis? Deus está disposto a nos ajudar mais uma vez. Trabalhar em nós mais uma vez. Nosso galho não vai secar. O fruto vai nascer.

Brote.



Não peço que concordem, espero que reflitam!


____________________________

Referência:

Temperatura mais baixa registrada no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/29_de_junho - acessado em 13.06.2016.

4 comentários:

  1. Pode mandar meu figo...rs
    Sim meu amigo, estou disposto a me tornar uma nova figueira , disposto a produzir bons frutos, pela graça de Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vai ganhar porque não deixou o endereço no comentário...
      ahahahaha!!

      Excluir
  2. Jesus era mesmo um cara e tanto!!

    ResponderExcluir

O que você acha?