sexta-feira, 3 de agosto de 2018

EU QUERO!


EU QUERO!
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Minha mãe sempre detestou essa coisa de beber água em copo de geleia, copo de requeijão. Lá em casa isso não rolava. Ela juntava esses copos e doava para quem quisesse, e nem na infância a gente bebeu água em copo de geleia. Não era bestice nem era riqueza. A gente era pobre. Mas era feliz. E uma das coisas que contribuía pra essa felicidade era o prazer de beber água em copos bonitos. É claro que crianças têm certa facilidade pra quebrar taças, invariavelmente; então, nem sempre a gente bebia água em taças, mas era, pelo menos, num copo bonito, bem trabalhado.



Eu já sabia: quando minha mãe pedia água, se eu quisesse ver um sorriso no rosto e um comentário do tipo: "Hummm... isso, sim!", era só trazer a água numa daquelas suas taças lindas, presente do casamento de 1962. Até hoje é assim. E até hoje algumas daquelas taças do casamento ainda existem, pode acreditar.

Aprendi muitas coisas com a minha mãe e continuo aprendendo com ela. E uma das lições é essa: "Água tem sabor, quando a gente bebe numa taça de cristal.".

“Água é vida.” Esse bordão eu ouvi muitas vezes do pai de um namorado meu. E ele era tão vidrado nessa frase que uma vez fez a gente concordar que um dia, quando ele partir, vamos distribuir copinhos de água mineral pra quem for ao funeral, com o rótulo: “Água é vida. Lembrança do funeral de Hélio Maia.”. 

Seu Hélio também me ensinou muitas lições e até hoje ele me alegra com sua criatividade, sua leveza e sua gaita. Sim, ele me liga pra tocar gaita!

O maior valor que você dá à água acontece quando você está com sede, muita sede. E quando você está com sede, muita sede, não adianta picolé de limão, suco de maracujá, e nem venha me dizer que “suco de cevada gelado” é o melhor que tem. Sede a gente mata com água. A pura e cristalina água.

Foi por isso que Jesus Cristo, quando esteve por aqui, protagonizou uma cena bem legal numa outra grande lição sobre a água:

Ele se sentou perto de um poço; era tipo meio-dia, sol escaldante, e Ele estava mesmo cansado, porque ‘tava saindo de uma cidade e indo em direção a outra... Você sabe como é o sol de meio-dia na cabeça e pode imaginar o cansaço, a fome e a sede. Agora imagine que Jesus é brasileiro e chega um argentino pra pegar água no poço... Bem, no caso era uma mulher, mas um era judeu e a outra era de Samaria – hermanos que não se curtiam.

Então rolou um diálogo mais ou menos assim:

- Por favor, você pode me dar um pouco d’água?
- Yo?? Tem certeza? Brasil x Argentina?
- Na real? Se você soubesse quem é que está pedindo água pra você, você é que me pediria água, e eu lhe daria “a água da vida”.
- Oi?? Se nem balde você tem, e com um poço desses, fundo pra caramba, como é que você vai conseguir essa “água da vida”??

E foi aí que Ele falou as palavras mais lindas que ela poderia ouvir:

- Quem beber dessa água do poço vai ter sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der vai se tornar nela uma fonte de água que dará vida eterna.

Então a mulher pediu:
— Eu quero! Por favor, me dê dessa água!

Pensando bem, a verdade é essa: existe a tal “água da vida” e quem tiver sede, aquela sede de água da melhor qualidade, sede de vida eterna, é só dizer “eu quero!”.

“Venham, todos vocês que estão sofrendo de sede, venham às águas! E vocês que não têm dinheiro, venham comprar de graça vinho e leite! Venham comprar e comer!
Por que vocês vivem gastando seu dinheiro naquilo que não é pão, e se esforçando à toa para comprar coisas que não matam a fome? Ouçam o que eu digo, e vocês poderão comer o que é bom. Assim, a alma de vocês se deliciará com comidas mais gostosas!
Escutem-me com toda a sua atenção e venham a mim! Ouçam bem, pois a sua vida depende disso. Eu vou fazer com vocês uma aliança eterna para dar a vocês todo o amor e toda a bondade que um dia prometi ao rei Davi.”


Pode falar baixinho, aí, que Ele vai ouvir.
Pode falar baixinho: “Eu quero!”.


__________________

Referência/Fonte:


Música pra quem curte música - https://www.youtube.com/watch?v=0ld-Fw3wzr4 - acessado em 1º de agosto de 2018.

6 comentários:

  1. Belíssimo texto! Só um detalhe ... Amo os Argentinos! Eles são dóceis, amáveis e gentis ... Em suma mt afetuosos! Te cumprimentam com um : "Hola! Que Tal?! " Seguido de um beijo no rosto, seja homem com homem ou mulher c mulher... rs! Pena que os odiei por 40 anos! Pois só quebrei meus paradigmas há dois anos e meio quando me permiti conhecê-los verdadeiramente, por ocasião do nascimento de minha netinha Argentina, Maite! E assim eles se tornaram meus hermanos de fato! Mas a única coisa que ainda hj detesto dos Argentinos é a água ... Horrível! Podes crer! Não é a Água da Vida literalmente! Hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que o Mancuso jogou no Flamengo e a torcida fez até música pra ele, quebramos todos os paradigmas. Ali. ������
      Antes disso eu já havia me encantado com outro, numa Campal em Bs As; tocava trompa, era lindo, dócil, amável e gentil.
      Mas temos q admitir que se pararmos de fazer piada de argentino metade da graça do mundo acaba. E o futebol morre se acabar a rivalidade.
      Maitê deveria ser carioca, mas aceito o que o João fez com a gente... as meninas dele são um amor!
      P.S. A água tem gosto de encanamento. Rsrsrsrsrs

      Excluir
  2. Hahaha! Mas o futebol dos Argentinos tb me decepcionou dessa vez ... Tive o privilégio de assistir os 1os jogos da Copa do Mundo lá, um jogo da Argentina e outro do Brasil ... E vi de pertinho como eles lidam com isso: DECEPÇÃO! Muito longe do que é o futebol p nós Brasileiros ... Eles n deixam de trabalhar em dia de jogo, não vibram como nós, e nem há empolgação nas ruas...apenas umas bandeirolas nas lojas! Agora imagina vc Primuska, eu, Pedro e João torcendo p o Brasil na casa dos Argentinos?! Fizemos o barulho nunca Dantes ouvido por eles... A vizinhança tb logo viu o que é o futebol p o Brasil! #FicouAdica! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Carácolis! Quanto a isso, não fosse você falando e eu acharia que isso não é verdade. Que decepção! Ainda bem que vocês estavam lá pra mostrar como é que se faz!!

    E aí eu me lembrei da gente na casa da Ana e do Reinaldo jogando chinelo longe, na final. Lembra disso? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O que você acha?