sexta-feira, 24 de agosto de 2018

QUE AS PESSOAS SE RENDAM À SUA GENEROSIDADE!

QUE AS PESSOAS SE RENDAM À SUA GENEROSIDADE!
Denize Vicente – Estádio Mário Filho – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ


ENXURRADA DE AMOR
Texto de Ruy Castro publicado em 31.05.2008
na Folha de São Paulo e reproduzido pela Agência Fla

"RIO DE JANEIRO — Ontem, de manhã. Zico chega ao Maracanã para uma entrevista de TV. Vem dirigindo o próprio carro. Ele mesmo o estaciona, sai e acena para a equipe e para o outro convidado. É reconhecido e interceptado por um grupo de alemães em visita ao estádio. Posa sorrindo para fotos com todos e com cada um. Depois, autografa bolas, camisas, papeluchos.

Reunimo-nos e seguimos pelo hall dos elevadores. Há um exército de gente varrendo o chão, instalando cabos, colando painéis. Largam o que estão fazendo, e vão posar com ele e pedir-lhe autógrafos. Zico atende a todos. De repente, ouve-se: ‘Zico! Zico! Zico!’. São 20 ou 30 escolares, muitos com a camisa do Flamengo, sentados no chão do hall com a professora. Zico, que acabou de ser avô, aproxima-se feliz, senta-se no meio delas e é vastamente fotografado.

Subimos para as tribunas, no 6º. andar, onde será a gravação. Ao abrir-se a porta do elevador, o anel surge à nossa frente — um panorama que ele já viu mil vezes lá de baixo, do nível do gramado. Mas não consegue deixar de exclamar: ‘Que bonito!’. É dia de semana e o Maraca está vazio, mas quase podemos ouvir o eco das 180 mil vozes que, nos anos 70 e 80, gritaram tantas vezes o seu nome. Ali ainda é a sua casa — ele, que fez gols e ganhou títulos, pelo Flamengo e pelo Brasil, nos cinco continentes.

O pessoal da TV, habituado a esnobar os astros da novela, rende-se a Zico. Abraçam-no, contam-lhe o que ele representou em suas vidas e como lhe são gratos por tanta coisa. Já me disseram que esse banho de afeto, essa enxurrada de amor, se repete pelo dia inteiro — no Rio, onde mora, no Japão, onde trabalhou, na Turquia, onde trabalha, e aonde quer que vá.

E — posso garantir porque já vi — Zico ouve cada declaração dessas como se fosse a primeira vez."

Esse texto de Ruy Castro me veio à mente porque ontem eu estive no Maracanã. Eu e minha família. A gente fez aquele tour fantástico, passeando pelo gramado, pelas salas de imprensa, vestiário, sala de aquecimento... A gente viu e ouviu sobre grandes nomes do futebol, conheceu melhor a história do Maracanã, viu a camisa do Zico, suas chuteiras, a faixa de Campeão Mundial... sentou na arquibancada e também no banco de reservas, a gente sentiu a emoção de passar pelo túnel e sair no gramado, vivendo magicamente a emoção de ver “o templo do futebol” vibrando com a entrada dos times em campo.


Esse texto do Ruy Castro me veio à mente porque é inegável a marca que o Zico deixou no futebol e na vida de tanta gente.

Você já deve ter notado, Zico é admirado por Flamenguistas, Botafoguenses, Tricolores e Vascaínos. Não importa o time, nenhum torcedor é capaz de dizer que Zico era desleal, grosseiro, irritante, maldoso... Não era assim na profissão e não é assim na vida. Onde quer que ele vá todos o respeitam e ele respeita todo mundo!

E isso me fez pensar: qual é a marca que eu tenho deixado na vida das pessoas? Como as pessoas me veem?

Pense comigo. Qual é a marca que você tem deixado nas pessoas? Não falo só dos seus filhos, mas penso neles também; falo dos vizinhos, colegas de trabalho, da galera do clube que você faz parte, da sua comunidade religiosa, a turma da faculdade, do colégio, seus professores, seu chefe, seus subordinados, o pessoal que trabalha nos lugares que você frequenta, o moço do mercado, a menina do caixa, o rapaz da feira...

“(...) Seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” (I Timóteo 4:12)

Não é fácil ser um exemplo sempre positivo. Já ouviu falar em Amós? Um escritor bíblico. O conselho de Amós (5:14-15) é sobre manter o foco: “Procurem fazer o que é certo e não o que é errado (...) Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados nos tribunais.”.

Não é fácil ser um exemplo sempre positivo, mas, pensando bem, a gente não precisa tentar sozinho... e pode pedir ajuda. Aquela coisa de se deixar ser moldado, de se permitir esvaziar o coração do que é mau pra ocupá-lo com o que é bom, sabe? Andar pelo bom caminho é o jeito mais eficiente de deixar as melhores marcas na vida das pessoas.

“Examine-me, ó Deus, e conheça o meu coração! Ponha os meus pensamentos e emoções ansiosos à prova, tome conhecimento de tudo! Veja se há em mim algum caminho mau e oriente-me para que eu ande pelo caminho da vida eterna.” (Salmos 139:23-24)

“Nunca subestime a marca que você deixa nas pessoas.”
Que as pessoas se rendam ao seu jeito de ser, meu amigo! Que as pessoas se rendam à sua generosidade!
Vamos fazer um mundo melhor.

3 comentários:

  1. Não sei o que pensam de mim. Só sei que faco o possível para dar o meu melhor. Seja no tratamento c as pessoas, na generosidade p olhar e ajudar a quem precisa sem esperar nada em troca. Faco pq Deus me deu um coração bom, nunca guardei mágoa, rancor nem ódio. Sempre perdoo e entrego a Deus minhas aflições. Ele limpa meu coração, p fazer tudo novamente. Não espero avaliações. Eu me dói por amor. Por ter um pai maravilhoso q né da forças e amor no coração.

    ResponderExcluir
  2. - De pleno acordo... inclusive com o comentário de "sandramalyf6@gmail.com de 25-08-2018 às 23:40". Porém,na vida emos de encontrar, pessoas doentes(sanidade mental), passando-se por pessoas normais e num ato de socorrer, talvez possamos posar de cobaias...e ser tratados para a destruição desse caráter,que um dia foi polido pelo amor insondável de nosso Deus...
    Tive o privilégio de estar próximo,desse idolo(Zico), muito louvável até para a crítica... Só que essa experiência, não foi nada boa.
    ...Trabalhava eu numa 'empresa de mudanças',onde um de meus associados colegas de trabalho,lhe pedira água !!! -ressumindo: dali em diante passei a não mais admira-lo.Sua generosidade havia sido comprometida.

    (Em sua casa com dezenas de alqueires, vários funcionários,diversos bebedores,se opôs a saciar a sede daquele rapaz).

    ResponderExcluir
  3. Sim, deixemos nas pessoas as maravilhosas marcas que Jesus tem deixado em nós!!! Obrigado, Denize!

    ResponderExcluir

O que você acha?