quarta-feira, 1 de agosto de 2018

COMPAIXÃO


COMPAIXÃO
João Octávio Barbosa – Bangu – RJ

A palavra do dia é COMPAIXÃO.
Ser compassivo é a característica de quem sente compaixão pelo próximo. E compaixão é aquele sentimento bonito e altruísta, onde você deixa de lado o seu egoísmo natural e pensa no bem do outro.
Muito já se falou sobre compaixão ou ser compassivo. Vou citar aqui algumas frases famosas sobre esse tema:

“A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio.”
“O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.”
“Tenha compaixão, ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para encontrá-la.”
”Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”
“Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.”

A compaixão é muito importante para vivermos bem em sociedade. Mas para mim a compaixão é mais do que uma palavra. Eu acredito que a compaixão é Deus. Não UM deus. O Deus. O meu Deus. Possivelmente, aquele que você também conhece como Deus, mesmo que não o considere assim. O Deus da Bíblia. E nesse livro, a Bíblia, que Deus chama de “sua palavra”, vemos o seguinte sobre a nossa palavra de hoje (compaixão) e sobre ser compassivo:

“E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.”
e
“(...) Porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele.”

Reparem nessas duas formas de falar. No primeiro caso, Jesus é apresentado como alguém transbordando de compaixão por uma pessoa sofrida. Na segunda frase, o texto chega a afirmar categoricamente que Deus é compassivo, cheio de compaixão!

Jesus e Deus o Pai são muitas coisas, e, entre elas, são a compaixão. Sem o Senhor não há compaixão. Se você quer mais compaixão na sua vida hoje, para amar e perdoar mais, ponha Deus na sua vida agora!

Hoje é dia de compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?