sexta-feira, 17 de junho de 2016

LIMÃO COM JILÓ


LIMÃO COM JILÓ
Por Denize Vicente

Se eu lhe pedir que me diga o nome de alguma coisa azeda, talvez a primeira palavra que venha à sua mente seja “limão”; e se eu pedir o nome de alguma coisa amarga você, provavelmente, vai se lembrar do “jiló”.

Dizem que suco de limão com jiló emagrece. Mandam usar: * 1 limão * 1 jiló cru (ou 2, para ficar mais consistente) * 1 copo d’água  * gotinhas de adoçante. Dizem, então, que você deve cortar as duas pontas do jiló e depois cortá-lo ao meio, fazendo o mesmo com o limão. Depois, deve juntar tudo e bater muito bem no liquidificador. Está pronto e a pessoa deve beber o suco (sem coar!) - no máximo, três vezes por dia; deve beber todos os dias, até chegar ao peso desejado. Parece que não é muito recomendável para quem tem gastrite, mas o que dizem é que emagrece.



Não sei nem se você conseguiu ler a “receita” até o fim; se conseguiu, 90% de chance de ter feito cara feia no mínimo umas três vezes, enquanto lia. Suco de limão com jiló. 95% de chance de você estar pensando em qualquer coisa, neste exato momento, com a palavra “doido” (e suas variáveis) no meio. E 99% de chance de nunca fazer esse suco, na vida.

Pois é... Eu acho que ninguém gostaria de ter o apelido de “limão”, tampouco de “jiló”, mas você já notou como tem gente que, parece, faz de tudo pra ganhar o apelido? Já reparou como há gente azeda e outras tantas gentes amargas, na vida? Parece que bebem suco de limão com jiló o dia todo, sem adoçar!

Agora pare e pense: ou você é uma delas ou tem uma delas perto de você... Porque essas pessoas existem mesmo e em todos os lugares. Não dá pra fugir.

Uma infelicidade, um contratempo, uma dificuldade, uma coisa importante que deu errado...  essas coisas nos permitem escolher entre “agradecer” e “reclamar” – e a chave para isso reside na avaliação por meio da “comparação”. Uma coisa é boa ou ruim segundo a avaliação que fazemos pela comparação dela com outro elemento. A comida é gostosa, comparada a outra bem sem gosto que experimentamos alguma vez ou da qual já ouvimos falar; um cara de 1,85m é alto quando o comparamos a um padrão estabelecido, mas perto de outro, de 2,02m, o alto é esse último; a madrugada em que os termômetros marcaram 8,6°C no Rio de Janeiro1 é fria demais comparada com aquelas madrugadas frias dos últimos quatorze anos, mas em comparação com aquela de Urupema, -7,2°C...2

Pensando bem, é isso: para agradecer ou reclamar, tudo depende do elemento de comparação. 


Quando você estiver assim, achando que as coisas estão muito ruins, tudo tão ruim que seria impossível piorar, experimente começar a reclamar e você verá como tudo pode ficar ainda pior. Funciona mesmo! :)) Agora, quando as coisas não estiverem boas e você quiser enxergar um pedacinho de céu azul... experimente a comparação e escolha agradecer. Afinal, limão e jiló podem até servir para emagrecer, mas gente azeda e amarga só consegue mesmo secar os ossos. É isso o que você quer?

“O coração alegre é como o bom remédio,
mas o espírito abatido seca até os ossos.”
(Provérbios 17:22)

Agradecer ou reclamar. Uma questão de escolha.



______________



Referências:

1.    Rio registra 8,6°C, menor temperatura em 14 anos -
Portal G1 - 13/06/2016 06h11 - Disponível em <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/rio-tem-temperatura-de-9-graus-durante-madrugada.html> - acessado em 14.06.2016.

2.  Capitais têm madrugada mais fria do ano nesta sexta-feira – Portal G1 - 10/06/2016 – Disponível em <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/06/capitais-tem-madrugada-mais-fria-do-ano-nesta-sexta-feira.html> - acessado em 12.06.2016.



7 comentários:

  1. Em Provérbio 21:23 diz que: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angústias a sua alma."
    Excelente texto! Deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paulinho... A gente precisa ter isso em mente!!
      Deus te abençoe e ilumine também.

      Excluir
  2. Em Provérbio 21:23 diz que: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angústias a sua alma."
    Excelente texto! Deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  3. Quando falou 1,85m lembrei logo de Fred,limão gosto,mas o jiló não conheço.
    texto muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar em Fred... Acho que sei quem escreveu esse comentário...
      Rsrsrs

      Excluir
  4. 1 Tessalonicenses 5:18

    “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da tradução que diz:
      "e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”

      Excluir

O que você acha?