sábado, 19 de maio de 2018

TODO HOMEM PRECISA DE UMA MÃE


TODO HOMEM PRECISA DE UMA MÃE 
Jackson Valoni – Angra dos Reis/RJ

Frequentei duas casas, como uma bola de pingue-pongue, durante toda a minha infância. Morava na casa da Avó Aleide, mas fazia excursões pra casa da Vovó Maria.

Na Vovó Maria sempre tinha guaraná natural e Vovô Jorge colocava os vídeos do Mr. Bean pra eu ver. Às vezes, no quintal da casa, tinha uma piscina de plástico onde eu, minha irmã e meu primo Pedrinho fazíamos bagunça. Tinha ainda um barril azul cheio d’água, que eu não sei o objetivo daquilo lá, e como só cabia uma pessoa por vez, eu só saía quando os dedos enrugavam.

Na casa da Tia Kátia, que é vizinha da Vovó Maria e filha dela, sempre tinha gelatina na geladeira. Ela dizia que ajudava a emagrecer. Lá também tinha um computador, que me deixava bobo, porque eu só desenhava na parede da sala da Avó Aleide, com o aval dela e na companhia da minha irmã.

Bairro de Padre Miguel, Rua Murundu e Rua Tupiaçu. Cresci andando por essas ruas, ouvindo meu pai pedir a bênção pra Dona Aleide; lendo as palavras que minha tia Joeleide, que era professora de Português, colava ao redor da sala das paredes desenhadas, pra eu me acostumar a ler.

Quando eu tinha dois anos, tia Kátia ficou grávida. Ela esperava uma menina, chamada Thaís. Com ela, Vovó Maria ganharia mais um neto, pelo terceiro ano seguido. Mas essa criança não cresceu com a gente nem brincou na piscina nem comeu gelatina nem bebeu guaraná. Nas últimas semanas de gestação, minha tia perdeu o bebê...

Cinco anos depois, tia Kátia sofreu de novo, pelo mesmo motivo, com Beatriz.

Tia Kátia pode vestir a camisa do time das mães. A quem ela se dedicar para dar atenção, o amor de mãe vai se mostrar presente. Ela tem um time de futebol inteiro como filhos. E até eu, que sou sobrinho, disputo esse carinho. 

Amar é um dom que cura. Meu avô tem precisado de cuidados especiais nestas últimas semanas. Vovô Jorge, há pouco tempo, comentou com mamãe que Kátia não teve filhos pra poder cuidar dele, que está muito doente. Todo homem precisa de uma mãe, ou de alguém que cumpra esse papel.

Porque mãe gera vida, dá esperança e segurança.
Mãe encoraja, elogia e protege.
Mãe ensina, corrige e se orgulha.
Mãe alimenta, diverte e acalma.
Mãe entrega nas mãos de Deus.

Obrigado, mamãe, por ser minha mãe.
Obrigado, tia, por me amar como se eu fosse seu filho.
Obrigado mesmo, a você, que sendo mãe ou não, encontrou alguém pra doar seu amor.
Porque todo ser precisa de um amor assim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?