domingo, 11 de fevereiro de 2018

TOLERÂNCIA

TOLERÂNCIA
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis/RJ

Eu não sei você, mas acho que está cada vez mais difícil ser quem você deseja ser. Parece até contraditório, se julgarmos a época em que vivemos. Bem, estamos no século XXI e não é de hoje, pelo menos aqui no Brasil, que chovem comentários nas redes sociais ou em conversas pessoais apoiando a autoestima, a liberdade de escolhas, enfim... hoje mais do que nunca se fala o que se quer falar.


No dia 21 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Agradeço a Deus por viver em um país em que posso expor a minha crença. Mas os tempos estão difíceis, porque mesmo com a tal liberdade religiosa ainda se falta com o respeito. Naquele dia eu li uma frase que me chamou atenção; é do escritor José Saramago, um ateu convicto:

Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas.

Respeito deveria ser a base de todas as crenças e até mesmo das descrenças; assim seria mais fácil viver em harmonia. Saramago foi um grande crítico e chegou a ironizar as crenças cristãs em seus livros e em entrevistas. Às vezes discursamos sobre algo e não aplicamos o discurso no dia a dia...

Certo dia, Jesus, que era judeu, pediu água a uma samaritana - os judeus e samaritanos se odiavam - sem falar que as mulheres eram desprezadas naquela época... “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?” João 4:9

Jesus confraternizava com os excluídos, os de fora da sua religião:

E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.” Lucas 15:2

Às vezes pode parecer difícil falar sobre aquilo em que você acredita. Como eu disse antes, embora haja um grande apoio à liberdade de expressão, essa mesma liberdade parece eliminar “o filtro” de algumas pessoas, que preferem perder a amizade a evitar dar sua opinião de forma pejorativa e grosseira.


Jesus exemplifica bem como falar de Deus e ser respeitoso, demostrar amor e tolerância com o próximo. Podemos, sim, falar de nossas crenças, mas com respeito, vivendo aquilo que pregamos. O amor sempre foi e será a base de Suas palavras e atos. Que tal tomarmos esse exemplo para nós?

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” I Pedro 4:8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?