sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CONVERSAR - ARTE E HABILIDADE.


CONVERSAR - ARTE E HABILIDADE.
Denize Vicente – Paty do Alferes – RJ

A conversa... é a arte de nunca parecer maçante, de saber como dizer tudo de modo interessante, de entreter as pessoas com qualquer coisa, de ser encantador a partir do nada.” [Guy de Maupassant (1850-1893), citado em "O livro da cortesia – a arte de viver e conviver", Editora Martins Fontes, SP, 2002.]

Esta semana começaram as aulas na maioria das escolas, no Brasil. Minhas alunas (da Classe de Adolescentes na comunidade religiosa da qual eu faço parte) estavam agitadíssimas, na segunda-feira de manhã. Desde a madrugada (leia-se: antes das dez horas) mandavam mensagens pelo WhatsApp, ansiosas pelas novidades do primeiro dia de aula no Colégio, depois das férias.


Imagino que as conversas com os colegas sejam sempre a maior expectativa da volta às aulas. As primeiras conversas com os novos professores também. Desse primeiro contato já vão sair dizendo se o cara é bom ou não. Primeiras impressões. “Nunca se tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.”

Uma boa conversa pode ser o começo de tudo. Pode dar início a uma paixão, pode abrir seus olhos para a política, para a arte e para a religião; pode ser o bálsamo pra sua dor ou o raiozinho de sol para iluminar o seu dia. Uma boa conversa convence, dá chance à paz, permite o perdão. Segredos são confiados em conversas e selados com abraços de cumplicidade. Conversa é vida!

Conversar agradavelmente é tipo uma cortesia. Gesto de gentileza. Coisa que faz bem a quem fala e a quem ouve. Não é um monólogo; conversar é também escutar. É uma arte e uma habilidade.

Uma vez Jesus Cristo disse assim aos seus discípulos: “Eu não chamo (...) vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” (João 15:15 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Jesus conversava com as pessoas. Ele se interessava por elas, se preocupava com seus sentimentos, fazia a ponte entre Seu Pai e seus amigos, contava os segredos do Céu e da Terra. Isso é boa conversa. Davi compôs um salmo lindo (Salmos 25) e um dos versos diz assim: “O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles.” (NTLH). Não é lindo, isso?

O feriadão de Carnaval taí. Você terá uns dias de folga. Aproveite para conversar, aproveite pra dizer coisas interessantes. Não seja maçante, seja encantador. Converse com velhos amigos, com sua família... mas não deixe de conversar com Deus. Pensando bem, neste mundo em que vivemos e com a realidade que encaramos todos os dias ao sair de casa... não há nada melhor do que conversar com Deus. Fale e ouça. Talvez você descubra, nessas conversas, a aliança que Ele quer fazer com você: Lucas 22:20. Da parte dEle, “Ele sempre lembrará da Sua aliança e, por milhares de gerações, cumprirá as Suas promessas.” (I Crônicas 16:15).


5 comentários:

  1. Minha profissão exige de mim muita, mais muita conversa... Gosto desse ramo de vendas, pois todo vendedor é um pouco artista, psicólogo, orientador, amigo e outras coisas mais. Cada novo cliente que surge, surge também uma história. História de vida. No contato do dia a dia, descobrimos que por trás daquele profissional de compras, nesse caso, existe alguém que precisa muito mais de um amigo, do que produtos ou mercadorias para o seu negócio. Precisa de alguém que lhe empreste os ouvidos e com o tempo até mesmo o ombro. Em muitas conversas com muitos de meus clientes que viraram amigos, descobri que a arte de vender esta em você enxergar além do desejo tão somente de vender algo pra alguém. Mas se interessar de verdade por esse alguém. Se mostrar solicito de verdade. Tudo começa com uma boa conversa e avança em grande, sólida e edificante amizade.
    Jesus tinha um método de fazer amigos e assim, dar Seu recado e deixar Sua marca e Suas reais intenções. Ele começava suas relações sociais com boas conversas, misturava-se com os vários grupos de pessoas, dava Seu apoio com Suas palavras, Seu ombro, Seu bons exemplos... Posso garantir que seguir esses passos de Cristo, da muito certo!! E tudo começa com uma boa conversa...
    Valeu Denize!!
    Bom descanso pra vc e todos que estão por aí contigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe conversar. Sabe mesmo. Tb... tem um ótimo Mestre!
      Parabéns!!!
      Bom descanso pra vc tb!!

      Excluir
  2. Quando a pessoa é feliz por dentro, não tem como ser chata por fora. Ser agradável nas conversas com os amigos é um dom que vem de Deus. A empatia deve ser trabalhada a cada dia em todos os momentos... oremos por nossos relacionamentos do dia a dia. Que a luz de Deus possa brilhar em nós e iluminar o caminho de muitos. 😄

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Conversar é muito bom!
    Gosto de saber que você gosta de conversar! Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. O assunto me fez lembrar que precisamos conversar....hihihi

    ResponderExcluir

O que você acha?