sábado, 12 de março de 2016

OLHEIRA


OLHEIRA
Por Jackson Valoni

O que eu mais queria agora era dormir. Desde que passei a trabalhar em regime de turno, meu sono tem sido bastante prejudicado. Ontem mesmo fiquei rolando de um lado para o outro na cama, por uma hora ou mais,  até conseguir dormir.

Quando eu era pequeno, meu drama ao dormir acontecia quando minha avó vinha pra minha casa. Eu tinha que dividir o quarto com ela. Ela roncava como se não houvesse amanhã. E nas segundas-feiras, além do ronco habitual, ela dormia bem tarde porque gostava de assistir Hebe, na televisão.





Você não faz ideia de como eu queria dormir agora...

Se Deus usasse em mim o sonífero (Gênesis 2:21) que usou em Adão, lá no Jardim do Éden, pra retirar uma costela dele, talvez minhas olheiras sumissem.



"Então, o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem", e assim Deus pôde realizar aquele procedimento cirúrgico que provocaria a multiplicação da humanidade.

Eva era osso dos ossos do primeiro homem deste planeta (Gênesis 2:23). O primeiro casal deleitava-se em suas atividades naquela moradia perfeita em que flores não murchavam, animais conviviam pacificamente, não se conhecia o calor nem o frio e o próprio Deus andava pelos arredores, à tardinha (Gênesis 3:8).

Ainda que o puro casal tivesse todo o vigor e disposição para realizar qualquer atividade física ou mental Deus estipulou uma pausa para que pudessem desfrutar um dia inteiro com o Criador (Gênesis 2:2, 3).

O sábado é uma espécie de dízimo no tempo. Assim como todas as riquezas pertencem a Deus, da mesma forma, cada dia que respiramos é de propriedade do Senhor, e somos gratos a Ele pelo dom da vida. Santificamos o sábado em louvor a Deus porque todas as bênçãos vêm dEle.

"... Porque em seis dias,  fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou;  por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou." (Êxodo 20:11)

Algumas pessoas se esforçam para reconhecer em outro dia da semana a essência do sábado. Dessa forma, porém, seria como se eu pudesse suprir meus problemas de insônia à base de remédios, mas ainda continuar com o relógio biológico ruim toda vez que eu tivesse que trabalhar de madrugada. A intenção poderia ser boa, mas o resultado seria insalubre.

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei até que tudo se cumpra." (Mateus 5:17, 18)

Na luta do bem contra do mal, os caminhos de Cristo servem, também, para que nossa estada, aqui neste mundo, seja o menos penosa possível. Suas leis apontam para o Seu caráter perfeito, e, embora não tenham o poder de nos salvar quando Jesus retornar - porque é a graça de Deus que nos dá esse favor –, elas nos ajudam a encontrar o descanso que só o amor de Jesus por nós pode dar.

"Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado,  senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.” (Êxodo 20:17)

“(...) A lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom." (Romanos 7:7, 12)

3 comentários:

  1. Sou um cara muito feliz por observar e guardar isto. O Sábado é um dia de descanso para o corpo fisico e espiritual.Costumo dizer que eu não guardo o sábado, é o sábado que me guarda.Feliz Sábado para você, aos seus e aos leitores deste blog.

    ResponderExcluir
  2. Tenha um ótimo sábado, amigão. Com ou sem empadão! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o que tem a ver a infância mal dormida com o resto dos textos.

    ResponderExcluir

O que você acha?