terça-feira, 1 de março de 2016

VEM COMIGO QUE EU TE EXPLICO NO CAMINHO - Parte 2


VEM COMIGO QUE EU TE EXPLICO NO CAMINHO - Parte 2 
Por Airton Sousa

Quando eu era mais jovem, gostava de jogar bola com os outros jovens da igreja, em Campo Grande, no Rio. A gente jogava em um campo cedido pelo batalhão da Policia Militar, ao lado do cemitério. Eu sempre era o último a ser escolhido pelo time; às vezes nem era escolhido.

Geralmente, quem montava os times eram os dois melhores jogadores da turma e eu via a cara deles quando eu era a última opção. Primeiro me mandavam jogar na zaga, daí eu fazia besteira e me mandavam pro gol, daí eu tomava uns frangos e me mandavam pro banco.

Eu me lembro até hoje, de uma única vez em que eu estava jogando lá na frente e a bola chegou linda nos meus pés; só tinha o goleiro na frente, era chutar e correr pro abraço. Quando o goleiro, o Jeferson, me viu sozinho com a bola, ele disse uma frase que nunca esqueci: “Eu me recuso a levar gol do Zé”. E simplesmente abandonou o gol. E mesmo assim, eu ainda chutei pra fora. Traumatizei, desisti do futebol, mudei pra São Paulo e comecei a torcer pro Palmeiras.

Quanto drama, amigão! Calma, é só uma brincadeirinha. Nem me traumatizei tanto assim e o Jeferson nem era tão bom de bola assim.

Na semana passada, parei naquela parte em que Jesus Cristo encontrou dois amigos no caminho e perguntou: “O que está acontecendo?”. E eles responderam que estavam tristes com os últimos acontecimentos na cidade. Jesus então disse:

- Vem comigo, que eu te explico no caminho (essa versão é minha mesmo) e passou a ensiná-los, contando toda a história da criação até a redenção.

A dúvida daqueles dois é a mesma que temos hoje: Deus se importa mesmo?

Será que Deus se importa com o fato de eu ser o último escolhido no time?

Pergunta: “Quando contemplo os Teus céus, obras dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: ‘Que é o homem para que com ele te importes?'.”. (Salmos8:3,4)

Resposta: “Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e ele vê todos os passos.”. (Jó 34:21)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Quando a gente começa a ler e estudar a Bíblia com mais atenção, a gente vai descobrindo que a Bíblia não procura provar a existência de Deus. Ela simplesmente declara que Deus existe e daí pra frente procura nos provar que Ele se importa conosco. A própria obra da criação é uma prova disso. Quando criou os céus e deu forma à Terra, e criou a luz e as estrelas, o sol e o mar, estava mostrando que queria ter um contato e um relacionamento conosco. Por quê? Por que Ele se importa. A prova disso está em Salmos 8:5,6: “Ele nos fez um pouco menor do que os seres celestiais e de honra e glória nos coroou.”.

Mais esta: “Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”. (Lucas 12:7)

Se você acha que Deus não se preocupa, saiba que Ele sabe onde você mora, sabe o nome da rua e o número da sua casa. Seu CPF, carta de motorista. Seu sobrenome. Ele não dorme, Ele guarda a sua entrada e a sua saída. Ele sabe quem deixou você, quem o traiu, quem o molestou, quem o feriu. Ele sabe quem você é.

Acabei de ouvir uma canção da Sonete, “A Coisa mais linda de Deus”. Olha que letra bonita:


"Pra você que sempre é o último
A ser escolhido para o time
Pra você que na segunda-feira
Promete que vai começar o regime
Pra você que vai a casamento
Apenas pra pegar o buquê

(...)
Pra você que olha os fios brancos
E não se conforma que o tempo passou
Pra você que não consegue mais dormir
Pensando nas contas que não pagou
Pra você que não tem o aconchego
E o amparo de uma família
Pra você que está desempregado
E cansou de esperar em pé numa fila

Quando você se olhar no espelho
Pense no sorriso de Deus a dizer:
- Você é a coisa mais linda
Que Eu um dia criei
Não deixe a circunstâncias
Tirarem a certeza
Você existe para trazer ao mundo mais beleza
Quero ver você feliz (...)"

Não importa o que digam. Deixe que falem. É Deus quem julga, perdoa e justifica.

Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e o futuro cheio de perplexidades, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem separar-nos de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos aonde quer que vamos, Ele se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar." (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pp. 669 e 670).


Como eu disse, o caminho é longo; e o texto, maior ainda. Volto semana que vem. Fiquem com Deus!

9 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jessica, obrigado pela visita. Espero que volte sempre.Deus abençoe você também.

    ResponderExcluir
  3. Os últimos serão os primeiros.

    Bjs da Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal você por aqui Lu. Espero que tenha gostado da mensagem de hoje, é pra você também.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigão, eu ri. Imaginei toda a cena do futebol. E ri. Ri muito. Foi mal... mas eu ri muito mesmo!! rsrsrsrs
    Mas também me emocionei e senti que o recado era pra mim também. Eu, assim como você, era a última a ser escolhida no queimado, no vôlei, no basquete... Magrela, baixinha... Ninguém era doido me ter no time. Doía. Hoje é até engraçado, como na sua história. Mas na hora sempre dói. Obrigada por me lembrar que pra Deus cada detalhe da minha vida importa; e que no time dEle eu nem preciso me contentar com o banco de reservas. Sou sempre escolhida de cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até demorar um tempo, mas a gente sempre acaba compreendendo o quanto somos importantes para Ele.

      Excluir
  6. Somos únicos aos olhos do Pai. Lindo texto! Assim como a Denize, eu ri, mas também me emocionei! ;)

    ResponderExcluir
  7. Somos únicos, Pamela, Ele cuida e ama cada um como se fosse o único. Como é bom ter um Pai como este. Bom dia!

    ResponderExcluir

O que você acha?