domingo, 13 de março de 2016

EXEMPLO

EXEMPLO
Por Pamela Henriques Moreira

Em minha adolescência, fui a uma dermatologista e, nitidamente, vi que a sua pele era bem cuidada. Quando vamos ao médico, geralmente fazemos uma análise dele em relação a sua especialidade. O que diríamos de um dentista que não gosta de escovar os dentes, de um cardiologista que fuma, de uma dermatologista que não usa filtro solar ou uma nutricionista que se alimenta mal? Seria, no mínimo, um profissional desacreditado.

“Faça o que eu digo; não faça o que eu faço!” E isso funciona? Tenhamos como exemplo uma criança que tende a imitar as ações dos pais, mesmo que eles falem que tais atitudes não são corretas. A ação é muito mais eficaz do que as palavras. Afinal, temos a tendência de criticar quem fala, mas não age.

"Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." Tito 2:7-8

Jesus Cristo não mandou mensagem; Ele foi a mensagem. Passou por provações, injustiças, mas honrou Suas palavras. Ele não Se desviou de Seus propósitos, nem mesmo Se omitiu das obrigações que foram apresentadas ao povo desde o princípio, cumpriu o que tinha que cumprir. Jesus evidenciou o caráter de Deus, nos mostrou que Seu fardo não é pesado, que Seus mandamentos não são impossíveis; Ele nos ensinou como agir e como obter dEle forças para superar nossos medos e fracassos.

Podemos admirar as obras de Jesus, Seu amor, dedicação, cuidado, conexão com o Pai. Sim, podemos só admirar, ou podemos colocar em prática. Ser cristão vai além de ler a Bíblia, além de falar sobre Jesus. Ser cristão é seguir os passos de Cristo, em Seu falar, Seu agir. Jesus nos chama a aprender dEle, e promete descanso; Seus deveres são fáceis e a carga é leve. Mateus 11:29-30

"Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês." Filipenses 4:8-9

Jesus não veio nos mostrar que só Ele é capaz, mas que todos nós podemos agir conforme os ensinos e mandamentos de Deus.

Que tenhamos o coração aberto para aceitar as orientações do Santo Espírito de Deus e assim seguir os passos do maior e melhor exemplo que poderíamos ter.



2 comentários:

  1. Crianças veem, crianças fazem.
    Precisamos ser bons exemplos pra elas.
    Mas gente grande também fica de olho, especialmente naqueles que carregam como sobrenome o nome de Cristo. E seguir os passos do Pai, nesse caso, é o que faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Denize!

    A família de Deus é diferenciada. Que nosso ideal não seja só demonstrar, mas viver verdadeiramente aquilo que aprendemos.

    ResponderExcluir

O que você acha?