sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

INJEÇÃO SEM AGULHA


INJEÇÃO SEM AGULHA
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

Uma coisa que eu sempre questionei, quando faço exame de sangue: como é que a Medicina, tão avançada, não descobriu ainda um jeito de examinar seu sangue sem precisar furar você? Como é que não acabam com essa coisa de agulhas furando o corpo da gente, minha gente???

Em janeiro do ano passado ano eu li a seguinte manchete (1):


A reportagem nos conta que a faixa é colocada no braço e tem sensores especialmente projetados para medir os níveis de açúcar no suor. Tudo bem, não vão ver o sangue, mas já é um começo...

Mas um ano se passou e acho que não houve muita evolução para chegar naquele ponto que eu desejo: exame de sangue sem furar a gente. Ou injeção sem agulha.



Já ouviu a expressão “injeção de ânimo”? A verdadeira revolução da Medicina. Uma injeção sem agulha. 

Ânimo e esperança são dois sentimentos mágicos. Desânimo, por outro lado, é uma coisa que arrasa com a gente. Tente se lembrar, rapidamente, de momentos em que você se sentiu desanimado. Nem precisa muito esforço da memória, né? Outro dia mesmo aconteceu...

Esperança. Qual o antônimo de “esperança”? Se buscar no dicionário você vai encontrar algo do tipo: o contrário de esperança é: desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento, desespero, desesperação. Você pode encontrar também: aflição, amargura, ânsia, angústia, agonia, desalento, dor, inquietação, mágoa, ruína, sofrimento, sofreguidão... Veja quanta coisa pode tomar conta de alguém quando se está vazio de esperança! Não ter esperança é ter tudo isso!

Tem gente que nasceu com a mente virada pro otimismo; outros precisam se esforçar um pouco mais para manter a esperança e o ânimo em modo “on”. Tem aqueles que vivem cada dia focados na esperança, mesmo que as coisas não estejam indo tão bem; mas tem os que já acordam virados no samurai...

Não sei de que grupo você faz parte, mas sei que tudo fica muito, mas muito mais difícil quando você perde a esperança.

Se eu pudesse lhe dar uma dica, e nem vou chamar de “conselho”, porque eu sou muito nova pra sair dando conselho pros outros... mas se eu pudesse eu lhe diria o seguinte: nunca fique desanimado!

Não estou dizendo que é fácil, porque pra algumas pessoas é mesmo muitíssimo difícil, mas estou dizendo pra você tentar atingir esse nível. Eu também sei que “nunca” é muito tempo, mas eu só estou pedindo pra você tentar atingir esse nível.

E tentar todo mundo consegue.

Paulo de Tarso uma vez escreveu uma carta pros seus amigos que viviam na Grécia. Sabe aquela injeção de ânimo? Ele mandou. E uma carta faz isso. Tem esse poder. Você já recebeu alguns bilhetes ou cartas (quem nunca?) e elas mudaram seu dia, você se lembra? Foi o que Paulo fez. Disse que não era porque a gente passa por problemas que deve desanimar; não é porque se está envelhecendo, ou sofrendo, que vai ser sempre e para sempre assim. Encheu os amigos de esperança e ânimo. Ele fez os amigos olharem para si mesmos, lembrando que “o essencial é invisível aos olhos” (2). Olha que linda:

“Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.” (II Carta aos Coríntios 4:16-18)

#ficaadica



___________________________________

Referência/Fonte:


(2)      Saint-Exupéry, Antoine de, O Pequeno Príncipe – Ed. AGIR, 25ª edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?