quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

QUANTAS DEFINIÇÕES TEM O AMOR?


QUANTAS DEFINIÇÕES TEM O AMOR?
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis/RJ

Na era da Internet, pra tudo você encontra uma resposta. É fácil achar uma definição para a palavra “amor”. Das tantas que encontrei, gostei bastante desta: Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia.”.

Mas, para mim, a definição mais completa de amor é a bíblica. Não há igual. Fala de um amor que é paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é grosseiro, nem egoísta, não é irritadiço, nem melindroso, não guarda rancor, nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Aquele amor que nunca acaba. (I Coríntios 13:4-8)

Quantas dificuldades encontramos no meio de tantas qualidades! Será possível sermos tão perfeitos assim?

Talvez você esteja pensando “só Deus mesmo”; eu diria melhor: “só com Deus”.


Às vezes é tão difícil demonstrarmos nossos sentimentos, e como é frustrante quando demonstramos e isso parece não surtir efeito!

“Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês. Isso é em poucas palavras o ensino da Lei de Moisés e dos Profetas.”
Mateus 7:12

Se seguíssemos esse conselho, seríamos  mais felizes. Dar aquilo que desejamos receber faz todo o sentido! Mas... e quando meu jeito de demonstrar amor não atinge o objetivo?

Em um livro que ganhei no dia do meu casamento está escrito que existem maneiras de comunicar o amor. Seriam 5 linguagens1:

1) Palavras de afirmação: palavras positivas para incentivar quem você ama;
2) Presente: dar presentes que mostrem que você estava pensando na pessoa;
3) Atos de serviço: fazer algo que a outra pessoa goste;
4) Tempo de qualidade: dar atenção completa, passar mais tempo;
5) Toque físico: segurar as mãos, beijar, abraçar...

Cada um tem uma linguagem predominante, tanto para demonstrar quanto para receber. Às vezes só está nos faltando enxergar aquilo que as pessoas desejam receber e não o que queremos dar. No final, o objetivo é o mesmo, amar e ser amado.


Que tal colocarmos em prática essa lição a partir de hoje? Ficarmos atentos sobre qual a melhor maneira de mostrar nosso amor para nossos amigos, filhos(as), cônjuge, pais... Assim seremos e faremos os outros mais felizes.

Afinal, o amor é o vínculo da perfeição! (Colossenses 3:14)

___________________________

Referência/Fonte:

1 – CHAPMAN, Gary. Linguagens de amor: Leituras diárias com o amor de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?