sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

“EM VINTE MINUTOS TUDO PODE MUDAR...”

“EM VINTE MINUTOS TUDO PODE MUDAR...”
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

Era manhã de segunda-feira. Estávamos no carro: eu, minha irmã e meu cunhado. Rádio ligado, a gente ria com a programação que estava indo ao ar.

Poucas horas depois tomo ciência do fato que chocou a maioria dos brasileiros. A morte, mais uma vez, chegando de surpresa na vida de quem estava de boa... Um helicóptero, um pouso forçado, um caminhão, uma explosão. “Em vinte minutos tudo pode mudar.”

 
Uma sequência de surpresas tomou conta de mim naquela segunda-feira...

Percebi que não apenas coisas tristes cercam um evento como esse e cheguei a sentir alegria pela oportunidade de conhecer e ouvir Dona Mercedes, 87 anos. A emoção e a lucidez daquela mãe que tinha acabado de perder um filho, mas não a visão de mundo nem a indignação (não com a morte, mas com as coisas e com as pessoas) chegaram a me arrepiar. E eu chorei, sim.

Também me surpreendeu positivamente a emoção das ruas. Taxistas, senhorinhas, jovens, crianças, jornalistas, atores, políticos, veículos de comunicação, colegas, concorrentes...

Mas as coisas tristes, talvez ainda mais tristes do que a morte, também me surpreenderam... Ver dezenas de pessoas filmando a cena do acidente enquanto alguém precisava de ajuda... Ler e ouvir pessoas definindo o destino de outro ser humano a partir de seu particular julgamento e de seus próprios critérios... Foi assustador!

Certa vez Jesus Cristo olhou para aqueles que estavam sentenciando à morte e à condenação eterna certa mulher pega em adultério, e antes de dizer alguma coisa ficou ali, quietinho, só escrevendo na areia. Escrevendo o pecado de cada um daqueles religiosos que condenavam a mulher. Ele não escreveu o nome de ninguém na listinha, mas cada um sabia do que Ele estava falando. Ou melhor, escrevendo.

Foi quando, então, Ele abriu a boca. E só lhes disse o seguinte: “O perfeitinho que estiver aí sem nenhum pecado pode atirar a primeira pedra nela!”.

O que aconteceu em seguida foi a coisa mais linda que aquela mulher poderia ver. Seus acusadores saindo de fininho, sem a menor condição de continuar ali ou em qualquer outro lugar apontando o dedo pra ela. Além de a deixarem em paz eles aprenderam a lição de que o jeito que Deus olha pra alguém não é igual ao seu jeito de olhar... 

"Eu também não te condeno...", Ele disse.

Vi muitos professos cristãos, esta semana, dizendo que Ricardo Boechat era ateu e por isso morreu naquele acidente; que “mexeu” com um religioso e pagou o preço; que não acreditava em Deus e agora estava no inferno...

O Deus que eu conheço desaprova veementemente essa espécie de julgamento, repudia esse tipo de comentário. Posso vê-lO com os olhos marejados, sem acreditar que passados mais de dois mil anos ainda há tantos que O seguem sem conhecê-lO, carregam Seu nome sem representá-lO.

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai.” (Mateus 7:21).

Para os que creem em Deus, situações como essa são uma grande chance de falar do Seu amor e da Sua misericórdia, falar de esperança. Ou uma grande oportunidade de se calar, respeitosamente; mas, jamais, o momento de sentir-se vingado.

O Deus no qual você crê não o autoriza a julgar e condenar aqueles que não compartilham da sua crença. Essa não é a vontade do Pai. “Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros..” (Romanos 2:1).

Não julgue. Até mesmo porque “em vinte minutos tudo pode mudar”.


Por fim, eu gostaria de contar dois detalhes sobre o céu que talvez alguns nem saibam, ou, sabendo, não têm se tocado disso: não haverá igreja no céu, e gente que faz Deus passar vergonha não estará lá.

“Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. (...) Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.
Apocalipse 21

Convido você a conhecer mais sobre o céu, sobre Deus e sobre uma Nova Terra (clique AQUI)... E se ao final você não acreditar em nada, pelo menos terá se permitido ver a vida para além de um único ponto de vista.


______________________________________


Referência/Fonte:

Entrevista com Dona Mercedes - disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iBZlerdYopw - acessada em 14.02.2019.

2 comentários:

  1. Esse POST, deveria compor a 1• página ,d um grande jornal...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Waldo Marcelo, você pode nos ajudar a replicar essa ideia, compartilhando o texto, divulgando o blog, para que mais pessoas reflitam sobre isso, e possamos crescer juntos!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

O que você acha?