sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO
Denize Vicente – Rio de Janeiro - RJ

“Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido...”

Esses versos são de “Começar de Novo”, uma canção de Vitor Martins e Ivan Lins. A música tem uma letra que fala sobre recomeços de vida depois que uma relação chega ao fim, mas nas entrelinhas, segundo Ivan Lins, pode-se fazer outra leitura: Vitor Martins quis dizer que nós, brasileiros, “precisávamos recomeçar uma nova vida, sem as garras, molduras, escoras, esporas (citação ao General Figueiredo, na época presidente do Brasil, oficial de cavalaria e que disse que preferia cheiro de cavalo a cheiro de povo) do Regime Militar vigente”. (1)

Quando penso em “começar de novo” muitas vezes me desanimo; outras vezes sinto ânimo, um sopro de energia! Recomeçar não é fácil; não mesmo. Mas vale a pena.

Estou de volta ao blog, neste novo ano. É mais um recomeço. Com sopro de energia! Preciso admitir que escrever mais de 50 textos por ano, traduzindo ideias que surgem a partir de um olhar mais atento diante das coisas mais comuns, exige, algumas vezes, mais tempo do que eu tenho pra dispor... envolve dedicação, desejo de compartilhar, vontade de dividir... mas envolve também a necessidade de ajustes na agenda, definição de prioridades, horas de sono perdidas... Então eu sei que não é nada fácil, essa história de começar outra vez. Mas também sei que vale a pena.

Ivan Lins diz que “Começar de Novo” foi uma canção que se tornou um de seus maiores sucessos e é também a sua canção mais gravada no mundo, numa “impressionante trajetória”. E eu me pergunto: por quê?

Eu pergunto, eu respondo, obrigada, de nada. :)

Vamos lá: eu acho que essa “impressionante trajetória” se deve ao fato de que todos nós, não importa o quão cansados ou empolgados estejamos, sempre desejamos um final feliz. E só chega ao final quem segue o caminho. E pra seguir você precisa primeiro começar. E, muitas vezes, recomeçar. E essa é a realidade de todos nós, no mundo inteiro... Estamos sempre começando de novo, em algum canto, em algum lugar, de alguma parte da estrada.


Hoje eu quero falar pra você que em pleno 1º de fevereiro já se encontra ferido pela vida, sem norte, exausto da luta diária. Eu queria muito que você encontrasse uma pontinha de esperança em algum lugar do seu coração. Uma pontinha só. Pequenina que seja. Você só precisa disso para recomeçar. Porque se houver um fiozinho de esperança no seu coração você pode experimentar um (ou mais um) recomeço. E vai valer a pena. Por isso, não desista.

Um dos versos mais lindos da Bíblia diz assim: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”.
(Isaías 43:18-19)

Sabe o que isso quer dizer? É uma promessa linda, de que tudo o que de bom você um dia viveu já passou e você não precisa viver de recordações. Deus, seu Pai do Céu, está fazendo uma coisa completamente nova! Coisas incríveis, fantásticas e extraordinárias como abrir uma grande estrada no deserto, e no meio da terra seca fazer correr riachos!

Entregue-se aos sonhos e dê o primeiro passo para “começar de novo”. Vai valer a pena. Dê o primeiro passo. Você sabe qual é.
Uma coisa nova já está surgindo! Go ahead!
E conte comigo, com a gente. 
#entaoserve2019

___________________________



2 comentários:

  1. Excelente texto. A vida é mesmo um eterno recomeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso exige de nós paciência e perseverança, né, Cris?

      Excluir

O que você acha?