sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

OS OUTROS SÃO OS OUTROS E SÓ?

OS OUTROS SÃO OS OUTROS E SÓ?
Denize Vicente – Rio de Janeiro-RJ

Ano passado, um de nossos colaboradores criou uma coluna aqui no blog chamada “Palavra do Dia”. E a cada semana ele trazia uma palavra diferente para conversar sobre ela com a gente. Pensando nisso, hoje eu queria falar um pouquinho sobre “cortesia”.

Os dias andam agitados, as pessoas andam tristes, outras eufóricas, e muitas vezes a gentileza e a cortesia são deixadas de lado, substituídas por gestos e palavras deselegantes, atitudes duras e agressivas.

As relações interpessoais existem agora até mesmo entre pessoas que nunca se viram, mas que se falam e se leem pelas redes sociais. Existem também as relações que você estabelece com seus pares, na profissão, com seus pais, familiares, e amigos de colégio, faculdade, vizinhos, prestadores de serviços... Enfim, as pessoas se encontram, se falam, se ouvem, se leem, se ligam... elas se relacionam. Mas nem sempre de maneira agradável.


Há uma regrinha básica, para o bom funcionamento do mundo. A propósito, o “mundo” a que me refiro é o mundo de todo mundo, e não aquele nosso mundinho particular...

A regra é clara: leve em conta os sentimentos dos outros.

Só isso? Sim. Uma regra simples e clara. Bem clara.

Você também poderia, sob outro prisma, traduzi-la assim: façamos aos outros aquilo que desejamos que eles nos façam.

Seria algo como colocar-se no lugar do outro para receber algo de você. Você gostaria de receber o seu melhor ou o seu pior?

Não sei dizer sobre o que experimentam pessoas em outros lugares do mundo; mas conheço um pouco do meu país, da minha cidade, da minha comunidade, da minha vizinhança, do meu círculo de amigos. E tenho visto gestos e palavras muito pouco nobres. E quem recebe, lembre-se, tem sentimentos.

Parafraseando o que se diz por aí, só porque a grosseria é de graça o povo esbanja.

Que triste isso! A cortesia é de graça também, sabe? Então esbanje isso. Espalhe isso. Distribua.

Não use sua cortesia como se fosse uma joia que você coloca quando quer impressionar as pessoas num grande evento... Seja cortês no dia a dia, em todos os lugares, com todas as pessoas. Não faça as pessoas se sentirem feridas, não fira os seus sentimentos. Seja cortês. Fale e aja com delicadeza. Seja gentil.
 
“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Gálatas 5:22-23)

Releia suas mensagens, seus posts, seus comentários, SMS e WhatsApp antes de enviar. Segure sua língua antes de falar. Controle seu olhar antes de mirar. Coloque-se no lugar de quem vai ler, sentir e ouvir você. Leve em conta os sentimentos dos outros.


Nem sempre as pessoas serão gentis com você. Mas se o mundo é o lugar onde a gente vive e ele pode ser melhor do que isso tudo que está aí... está na hora de mudar! Você pode começar a fazer a diferença dizendo para si mesmo: “Um mundo com mais beleza, cortesia e gentileza, a começar por mim!”.

Era assim que Jesus fazia, agia, vivia. “É Seu propósito que em nós os homens contemplem Sua beleza." (EGW, Educação, p. 241, Casa Publicadora Brasileira)

Os outros não são apenas “os outros”... Eles são aqueles que deveriam ver em nós a beleza de Deus.

2 comentários:

  1. Muito apropriado para os dias atuais. Parafraseando Beto Guedes " Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir..."

    ResponderExcluir
  2. Compro de uma empresa em São Paulo, e quem me atende lá é a Priscilla.
    Nos primeiros contatos que tive com ela, percebi que seu tratamento era formal, pragmático e frio. Próprio de alguns paulistas...rsrsrs . Já convivi muito com eles quando trabalhei na Golden Cross e tinha que liberar senhas de atendimento.

    Mas vamos voltar à Priscilla. Soube por alguns amigos que trabalham nessa empresa, e moram no Rio, que ela é meio "casca grossa". Eu então passei a ser mais cortes do que já era, e com o tempo ficamos tão próximos que hoje eu sei de, praticamente, toda sua vida.

    Recentemente, veio uma ordem da direção dessa empresa, de que outra pessoa passaria me atender. Ela ficou triste e eu também. Como sou um bom cliente, fiz valer esse lado positivo e disse que só compraria se fosse com a Priscilla. Eles então cederam.

    Não foram poucas as vezes em que liguei pra comprar e fiquei um bom tempo ouvindo os desabafos dela.
    Nossa relação e tão estreita hoje, que todas as vezes que ligo eu a chamo de japonesinha.

    Ela não é casa grossa. O que acontece é que "os outros são os outros e só"
    Cortesia abre portas e conquista corações.

    Em Julho, se Deus quiser, vou conhece-la pessoalmente.

    Gostei do texto Denize.
    Mais uma vez, parabéns👏🏽

    ResponderExcluir

O que você acha?