terça-feira, 21 de novembro de 2017

DÊ O SEU MELHOR


DÊ O SEU MELHOR 
Airton Sousa - Direto de Paciência - Rio

Hoje, do nada, eu me lembrei da "Pit" - a "tia da limpeza" da época em que trabalhei na Ogilvy & Mather e que de um jeito bem brusco pedia licença para retirar meu lixo ou limpar minha mesa. Não falava nada e estava sempre de cara amarrada - por isso o apelido de "Pit".

Comecei a brincar com ela todas as vezes em que ia à minha mesa. E quando passava pelos corredores e ela estava limpando uma parede ou vidraça eu brincava:
- Vai ter festa?

No início, muito séria, respondia que sempre limpava os vidros e as paredes, e que não precisava de festa para isso. Isso quando respondia. Com a minha insistência, a conversa foi tomando um tom mais humorado:
- Vai ter festa?
- Vai, mas gordo não entra!

Dali em diante nós começamos a conversar e iniciamos uma grande amizade, e o apelido “Pit” foi trocado pelo nome - Val. Comecei a cuidar dela e tive a chance muito grande de ajudá-la de várias maneiras, inclusive incentivando-a vender os produtos da "Natura", entre outras coisas. E isso tudo porque insisti muito em cumprimentá-la todos os dias.

Eu não tinha a intenção de mudar nada; apenas fazia minha parte, e aquele rosto amarrado e sofrido foi se transformando aos poucos. Eu recebia muitos exemplares de jornais, todos os dias, do Brasil inteiro, e ia fazendo uma pilha embaixo da mesa... e passado algum tempo, quando a pilha já estava grande, ela amarrava o pacote e levava na cabeça, sem cair. Eu achava interessante o jeito que ela se equilibrava na vida.

Saí da Ogilvy em 2005 e nunca mais ouvi falar dela, mas sua imagem ficou comigo e sua história mudou muito meu modo de tratar as pessoas que trabalham comigo.
Um simples "Oi, bom dia!" é capaz de transformar o dia de uma pessoa. E a gente, por tabela, acaba lucrando com isso também.

Todas as vezes que eu encontrava a Pit e dizia "oi", ela respondia:
- Oi, teu pai tem boi?

Vejo tantas pessoas escrevendo e gritando sobre mudanças, e vejo essas mesmas pessoas incapazes de dizer um "oi" ao vizinho do andar de baixo, ao passageiro ao seu lado no ônibus.

Eu topo mudanças, mas que comecem por aqui mesmo ao lado, ali na rua, lá na esquina. Você topa?

A proposta para hoje é esta: dê o seu melhor. Faça o seu melhor. Pois "sempre que o fizeste a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizeste." (Mateus 2:45). 

Olha que letra incrível da canção “Dê o Seu Melhor”, do Raiz Coral:

"Pare um minuto, olhe ao seu redor
Perdemos tanto com medo de sorrir
Por que há tão pouca emoção
Se um sorriso amigo faz outro existir?"

Então mande um "oi" para a pessoa mais próxima de você. E se, de repente, após ouvir um "oi" ela  perguntar "seu pai tem boi?", dê um sorriso de volta. Pode ser a Pit; daí, você me avisa.

Curta a canção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?