domingo, 19 de novembro de 2017

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?


VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?
Pamela Moreira – Angra dos Reis – RJ

No mês passado, eu e meu marido estávamos de férias e viajamos. Nessa viagem, fomos a vários parques de diversão. Fomos em brinquedos tranquilos, como carrossel (ele fez questão), e em algumas montanhas russas bem radicais. Teve apenas um brinquedo que eu pensei duas vezes antes de ir.

Esse brinquedo tem 102 metros de altura (equivalente a um prédio de 26 andares). Ao chegar ao topo, a cadeira inclina em direção ao chão um pouco antes da queda. É uma sensação muito ruim! Mas ao cair, cerca de 96Km/h, o interessante é que dá uma sensação muito boa. Uma vontade de quero mais.
A Ciência explica isso. Quando estamos em situações de risco, em posição de medo, liberamos um hormônio, a adrenalina. Ficamos em estado de alerta, o coração bate forte, a circulação sanguínea no abdômen diminui, o estômago se contrai, dá o famoso frio na barriga.

Passado esse momento, a dopamina, uma substância química, traz a sensação de prazer; é a mesma que nos dá sensação de prazer quando comemos algo delicioso.

Um psicólogo da área citou alguns prós e contra na prática de esportes radicais:

*Prós: controle emocional (controle de ansiedade) – pois vive situações que pedem calma, aumento de autoestima; sensação de eu consegui, eu posso; o que seria medo vira desafio.
*Contra: avaliação pobre dos riscos (autoconfiança); falsa percepção de controle – as pessoas pensam que estão enganando a morte, acham que o sucesso depende só delas.

Existem muitos medos. De altura, de envelhecer, de ser infeliz, de não conseguir alcançar seus objetivos. Dentre os 10 medos mais comuns da humanidade está o medo de morrer.


É bom ter medo? Diria que em certos momentos sim. Vimos que isso deixa você mais alerta, pois quando perdemos o medo ficamos confiantes demais, perdendo percepção dos perigos.

A Bíblia menciona dois tipos de medo. Um benéfico, a ser encorajado, e o outro a ser deixado de lado.

O primeiro seria o temor do Senhor. Que não é, necessariamente, medo. Trata mais de reverência ao poder e glória de Deus, um respeito. Tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor do Senhor. (Salmo 111:10 e Provérbio 1:7)

“O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte”. Provérbios 14:27

O segundo exemplo e o espírito de medo, o qual devemos deixar de lado.

 “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia (temor/medo), mas de poder, de amor e de moderação” II Timóteo 1:7

Deus sabe que em certos momentos teremos medo; Ele nos conhece. Sabe que as aflições do mundo podem nos amedrontar e por isso nos encoraja a confiar nEle, em Seu amor e cuidado.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Isaías 41:10

Não temer depende da nossa habilidade de depositar nossa confiança e fé em Deus.

Sabe, as pessoas têm medo de andar de avião, mas não de dirigir - que é estatisticamente mais perigoso. Às vezes focamos tanto em alguns medos em relação à nossa vida, ou melhor, em relação à nossa sobrevivência neste mundo caótico, que nos esquecemos de confiar na esperança que Deus nos dá – a Salvação. Não usufruir dela deveria ser nosso maior temor.

No Oriente Médio, depois de atravessar o deserto, o pastor encaminha suas ovelhas para águas tranquilas. As ovelhas têm medo de qualquer coisa, talvez por não ter elementos naturais de defesa: garras, veneno, dentes afiados... Elas têm medo até do próprio reflexo na água ou do barulho de correntezas. Por isso, o pastor as leva para águas tranquilas, senão elas poderiam até morrer de sede, por medo.

Nós, muitas vezes, somos como as ovelhas: temos medo. Medo até mesmo de conhecer Deus, de usufruir do amor dEle e de confiar plenamente. Mas devemos confiar no bom Pastor que cuida e guia nossa vida.

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” Salmos 23:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?