quinta-feira, 23 de novembro de 2017

ÁGUA, PRA QUE TE QUERO?


ÁGUA, PRA QUE TE QUERO?
Carina Baptista - USA

Fale a verdade: você bebe água suficiente para manter seu corpo funcionando bem? Você sabe o quanto seu corpo precisa de água por dia? Ou você é daquelas pessoas que só bebem água quando estão “morrendo de sede”, se estiver com alguma fruta e torrões de açúcar ou, ainda, em refrigerantes? Sucos naturais, frutas, legumes e outros alimentos possuem água em sua composição (quase tudo no mundo possui), mas a ingestão destes alimentos não substitui a água que é o líquido sem sabor mais saboroso do mundo.

Como já sabemos, cerca de 70% de nosso peso total é água. Seu corpo utiliza a água para ficar limpo, para manter a temperatura ideal e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando transpira, quando respira e através da urina e das fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal. E para os atletas de plantão: pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.



Você pode estar se perguntando, “mas, afinal de contas, quanto de água devo ingerir?”. Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar a louça do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água; o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia. Lembrando que a sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.



Todas as bebidas contêm água; isto significa que não importa o que eu beba?
Água pura é o melhor líquido para o nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. As bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo, enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado. A cafeína é encontrada no café, no chá e em muitos refrigerantes. Ela pode aumentar a pressão arterial, o açúcar e as gorduras no sangue. Ela estimula o sistema nervoso e pode causar irritabilidade, ansiedade, tremores, fadiga crônica e insônia. A cafeína e o álcool são diuréticos e assim privam o corpo da água ao invés de hidratá-lo.


A dica de hoje é: se você já bebe água, continue com esse hábito, porque a tendência é ter vitalidade para exercer as tarefas diárias. E para os teimosos do meu coração: queridos, passem a beber mais água. Pensem que beber alguns copos d’água é bem melhor do que fazer tratamento para os rins. Dizem que a dor produzida por uma pedra pequenininha nos rins é insuportável. Se não bebe nada de água pura, apenas refrigerantes, experimente trocar por sucos naturais - o de laranja é ótimo, porque, geralmente, não precisa de açúcar e é bem aceito pela maioria. #ficaadica

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. (João 4:14)


_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?