sexta-feira, 17 de maio de 2019

SUPRIMENTO PRA TUDO


SUPRIMENTO PRA TUDO
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Vivemos em tempos modernos, em que muita gente fala sem respirar, lê sem entender a leitura e quando lê para o outro não se faz entender. Vivemos em tempos em que quase nem se lê.

Eu me lembro de um texto do Rubem Alves em que ele dizia que assim como os compositores, que lá no comecinho das partituras colocam indicações sobre o andamento e o "espírito" com que devem ser tocadas as músicas (Allegro vivace, Largo, Allegretto, Grave...), também os escritores deveriam fazer a mesmíssima coisa com seus textos. Ele dizia que as pessoas leem mal porque não sabem o ritmo nem o espírito do texto.

Gosto do Português porque é uma língua rica, cheia de recursos. Gosto das vírgulas, do ponto e vírgula, das reticências, das reticências seguidas de exclamação ou de um ponto de interrogação, e de como o "espírito" é outro se as reticências vêm depois e não antes da interrogação, por exemplo.

Mas confesso que sinto uma pontinha de inveja do Espanhol, que já avisa desde antes que aquela oração é uma pergunta, quando coloca um "?" de cabeça pra baixo logo no começo da frase...

Um texto bem pontuado é um bom convite à leitura; é quase perfeito. Mas alguns sinais que indicassem o andamento e o espírito do texto seriam mesmo a perfeição!

Imagine uma carta de amor que no começo trouxesse a indicação "moderato", "allegro", "allegretto", "vivace", "vivacissimo" ou "presto", que lá pelo meio mudasse para "adagio", e no final... Ah... que no final trouxesse "gravissimo"! Você já leria com parte do sentimento de quem escreveu.

Quando penso nisso eu me lembro das cartas de Paulo. Paulo, nascido em Tarso, na Turquia. Um homem que escreveu cartas. Muitas. Uma delas, registrada em Filipenses 4, pode-se dizer que é carta mais alegre já escrita por Paulo. A alegria corre do início ao fim das letrinhas. É só gratidão, palavras que falam de alegria e convidam todos a estarem alegres também. Muito bom, isso.


Mas, gente, por que tanta alegria se ele estava preso, trancado numa cela de prisão? Viajou muito anos divulgando o Evangelho de Jesus Cristo. Foi perseguido. Apanhou. Sofreu. E àquela altura da vida, numa cela, sem dúvida estava com o corpo cansado, fisicamente debilitado...

Mas isso era o corpo, sabe? Espiritualmente estava forte, alegre, e tinha uma alegria contagiante. Inclusive nas palavras. Como, então? Como isso era possível?

Vou lhe dizer: ele conhecia Jesus Cristo, sobre quem ele falava. E aprendeu a estar feliz, independentemente das circunstâncias e do lugar, porque conhecer Jesus e Sua mensagem o fez viver de verdade e ter certezas que antes não tinha. Segurança. Paz. E tudo isso tinha a ver com a relação de amizade que desenvolveu com Aquele que era o Senhor da sua vida, seu Guia, Instrutor, Mestre, Amigo. Ele era quem renovava todos os dias a alegria e a força na vida de Paulo. Essa era a razão do seu contentamento.

Veja este trecho da carta:

("Aleggro")*
Fiquei muito alegre no Senhor porque, agora, uma vez mais, renasceu o cuidado que vocês têm por mim. Na verdade, vocês já tinham esse cuidado antes, só que lhes faltava oportunidade. Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:10-13)

Leu no ritmo? De maneira viva, rápida, alegre? Não é lindo e animador?!

No verso 19 (Filipenses 4) ele ainda diz uma coisa que pode animar você ainda mais, nesta sexta-feira, independentemente das circunstâncias que cercam você. Ele escreveu: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam.”.

Vamos combinar, isso é tre.men.da.men.te animador!!!! Suprimento pra tudo!

Sorria e respire aliviado. Porque o meu Deus, o Deus de Paulo, que pode ser seu também, suprirá todas as suas necessidades.

Alegria, gente!!!




_______________________


Fonte/Referência:

alegro
advérbio 
música
  1. 1.
    de maneira viva, rápida, alegre; em andamento animado.
  2. 2.
    substantivo masculino
    música
    composição ou fragmento musical que tem esse andamento.
Origem
⊙ ETIM it. allegro 'movimento musical em tempo rápido'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?