sexta-feira, 31 de maio de 2019

O MELHOR, SEJA LÁ O QUE FOR.

O MELHOR, SEJA LÁ O QUE FOR.
Denize Vicente  - Rio de Janeiro - RJ

Era uma terça-feira, isso faz bastante tempo, eu passei e os vi trabalhando.

Imaginei: não podem ter acrofobia e têm de fazer seu trabalho com muita perfeição pra não ter que refazer o serviço todo de novo, antes do tempo. No dia seguinte passei outra vez e eles ainda estavam lá. É um trabalho demorado, que exige cuidado, prudência e, até, eu diria, coragem.

Eu queria mesmo era vê-los de perto... Acho admirável aquilo! Como diriam os argentinos e chilenos, “me gusta mucho, me encanta”. É que vidros sujos me dão agonia e vidro limpo me dá gosto de ver! Aí aqueles edifícios imensos, altos, expostos à chuva, poeira... com vidros limpinhos. Ah, é  muito legal!


Há alguns prédios no Centro do Rio que são como espelhos, na fachada. Quando
o viaduto da Perimetral ainda existia eu passava por ele pra ir ao trabalho. Um desses prédios lindos, espelhados, meio cobre meio dourado, sempre chamou minha atenção. E se você sabe de qual prédio eu estou falando duvido que não costumasse olhar, passando pela Perimetral, pra ver seu carro refletido nele! Mas pra que o efeito fosse perfeito era preciso que estivesse limpo e brilhando! E pra que continue sempre limpo e brilhando, aqueles homens precisam estar lá.

Como eu disse, tinha curiosidade de ver esses trabalhadores de perto, fazendo seu serviço... Eles ficam amarrados em seu equipamento de proteção. Aqueles, especificamente, estavam cuidando da beleza de um prédio de mais de 20 andares, na Av. Franklin Roosevelt, no Centro do Rio de Janeiro.

No primeiro dia eu fotografei de longe. No segundo, do mesmo lugar, exatamente do mesmo lugar onde eu me encontrava no dia anterior, ainda de dentro do carro, parada no sinal, eu usei um pouco do zoom, e aí pude ver "de perto" os corajosos operários. Acho que nem de longe imaginam, no dia a dia, que estão sendo percebidos; não sabem que são observados; acho que talvez nem se deem conta de que o seu trabalho ajuda a tornar mais bela a cidade que já é naturalmente maravilhosa...


Pra você ver como o seu trabalho, seja ele qual for, é fundamental para o mundo continuar girando!

Às vezes a gente nem se dá conta de como é importante aquilo que a gente faz. Pode parecer algo sem muito destaque, pode ser até que nem deem valor, de repente nem você mesmo valoriza adequadamente aquilo que está sob a sua responsabilidade. Será que por isso faz de qualquer jeito? Talvez nem se esforce para fazer o melhor, o mais bem feito... Será? Se a resposta foi um sim, ainda que tímido... mude esse hábito.
Mude.
Faça o melhor, do que quer que você faça.

"
Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder..."
Eclesiastes 9:10




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?