quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

EXPECTATIVA X REALIDADE

EXPECTATIVA X REALIDADE
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis/RJ

Quando engravidei, tentei de todas as formas imaginar como seria minha bebê, e tive que usar muito a imaginação! A cada ultra uma ansiedade!

Joana quis fazer surpresa, não mostrava o rostinho. Ela veio completamente diferente do que eu imaginava.

Temos expectativas em relação a tudo na vida - o sabor daquela comida aparentemente apetitosa, o cheiro daquele perfume com embalagem bonita, os parabéns ao contar uma notícia boa, o presente ao completar mais um ano de vida, o abraço de quem a gente sente saudade...  A expectativa pode ser em relação ao resultado daquilo que realizamos ou àquilo que podemos receber de outra pessoa. Tantas vezes nos frustramos porque a expectativa é grande, mas a realidade é inferior. Ou, de forma mais agradável, ficamos surpresos quando a realidade supera a expectativa.

Quais seriam as expectativas? Rs

Quando minha filha nasceu, pude experimentar a agradável surpresa de ela ser bem mais do que imaginei. E a cada dia que passa, fico mais surpresa! (Papo de mãe babona.)

Já ouvi algumas pessoas falarem que não desejam o Céu porque deve ser muito sem graça. Essas pessoas certamente não foram apresentadas ao verdadeiro Céu. A palavra de Deus é surpreendente: quanto mais aprendemos, mais ela supera nossas expectativas. Assim também é a vida eterna que Deus deseja para nós!

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam."
I Coríntios 2:9

“’Os lobos e os carneirinhos pastarão juntos, os leões comerão palha como os bois, e as cobras não atacarão mais ninguém. E no meu monte santo não acontecerá nada que seja mau ou perigoso.’” O Senhor falou.
Isaías 65:25

Por mais que tentemos desenhar e entender o que nos aguarda, nunca teremos a real noção do que Deus tem para nós. Imagine um lugar harmonioso, alegre, bonito, sem mortes, sem violências, sem mentiras, onde a paz reina e o governo é totalmente perfeito! Imaginou? Como poderia ser sem graça? Imagine de novo! Tenha certeza de que por mais perfeita que seja a ideia que se formou no seu pensamento a eternidade será muito melhor; afinal, “jamais penetrou no coração do homem o que Deus tem preparado para nós”!

Deseje o Céu, deseje essa Nova Terra. Acredite nessa promessa e deixe Deus agir em sua vida!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

BONDADE


BONDADE
Larissa Oliveira - Rio de Janeiro - RJ
 
Você já se pegou lendo conversas alheias do WhatsApp ou ouvindo ligações dos outros no transporte público?

Vamos confessar que às vezes é inevitável, né?!

Um homem se sentou ao meu lado; ele estava numa ligação e parecia muito angustiado. Também, pudera, seu filho estava desaparecido há alguns dias e reapareceu no hospital. Ele estava se dirigindo para lá, para saber qual era o estado do seu filho. Ele estava conversando com alguém muito próximo e contou muitas coisas que estavam acontecendo na família e sobre como não aguentava mais aquela situação. O filho era usuário de droga e parecia que nada mais tinha controle. Aquele pai estava vivendo uma situação complicadíssima a ponto de dizer que queria desistir de seu filho. Estava visivelmente cansado e, creio eu, com o coração muito ferido.

Aquele pai, humano, que estava quase sucumbindo, ainda encontrou forças no amor para ir ao encontro de seu filho.

O que dizer então do nosso Pai do Céu? Não seria Ele ainda mais bondoso e amorável?



A Bíblia tem um livro cheio de poemas. O livro de Salmos. E no Salmo 103 fica revelada a bondade do nosso pai do Céu:
“Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó.”
Salmos 103: 13 e 14

Um dos sinônimos de bondade é longanimidade. E em diversas partes da Bíblia Deus é revelado como um ser longânimo. Longanimidade é a “virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade; paciência, resignação com que se suportam contrariedades, malogros, dificuldades etc; disposição, constância de ânimo; coragem, obstinação.” (Dicionário Online)

Imagina quantas vezes ferimos o coração de Deus! Quantas vezes desaparecemos de Sua presença... ou quantas vezes Ele nos encontra no hospital, quase em óbito!
Esse Salmo é uma sobrevida!

Há promessas para aqueles que O temem e obedecem às Suas palavras.

Davi compôs esse poema abrindo o seu coração em louvor a Deus por Seu amor, por Suas bênçãos e por Sua bondade.

Eu penso que a comparação de Deus com um bom pai seja uma comparação muito insuficiente, mas é aquela que nossa mente humana alcança...

“Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados.”
Salmos 103: 11 e 12

Reflita nos versos desse poema.

Medite no Salmo 103 hoje e agradeça, agradeça sempre!

P.S.
Dica de música: ouça no seu Spotify ou no Deezer “Oriente/Ocidente (Salmo 103)”, do Daniel Lüdtke.




terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

APRESENTO MEU AMIGO JESUS

APRESENTO MEU AMIGO JESUS
Airton Sousa – Direto de Paciência – Rio de Janeiro

Em uma dessas manhãs, após nos reunirmos para alguns momentos em família, ficamos ali jogando conversa fora e alguém se lembrou de uma brincadeira que a gente fazia quando pequeno, mas que no momento ninguém lembrava qual o sentido desta brincadeira. E fomos puxando pela memória...

Era mais ou menos assim: alguém falava: “Apresento meu amigo.”, e o outro perguntava: “De onde ele vem?”. E as perguntas iam rolando: “Que ofício ele tem?”... O sentido da brincadeira era zoar o amigo com respostas engraçadas e sem maldades.


A gente se divertia muito assim, do mesmo jeito que se divertiu naquela manhã...

Apresento meu amigo!
Jesus Cristo é o meu melhor amigo.
De onde ele vem?
Ele veio do Céu como um presente para a Terra e um brinde pela vida.
Ele nasceu em uma vila pobre, não frequentou escolas convencionais, mas tornou-se o Mestre dos mestres.
Que ofício ele tem?
“Cristo tornou-Se um ser humano, e morou aqui na Terra entre nós, e era cheio de perdão amoroso e da verdade. E alguns de nós vimos a glória dele - a glória do Filho único do Pai Celeste!" (Bíblia Viva - João 1:14)

É bom falar de nossos amigos e Jesus Cristo é o maior de todos os amigos. Ele chega na hora certa. Ele é o amigo que chega depois que todos vão embora. Nunca abandona e nem desampara.

Quando esteve por aqui, lutou para estabelecer um reino de paz. E ainda hoje deseja ser nosso melhor amigo.

A sua morte se tornou o símbolo da vida:
"Cristo tornou-Se um ser humano, e morou aqui na Terra entre nós, e era cheio de perdão amoroso e da verdade. E alguns de nós vimos a glória dele - a glória do Filho único do Pai Celeste!" (Bíblia Viva - João 1:14)

Talvez você que me lê agora tenha a sensação de viver uma vida vazia, sem paz, sem alegria e com poucos amigos...

Jesus sempre esteve por perto, tentando ser seu amigo. E na maioria das vezes você o tem ignorado.
Mas Ele não desiste.
Ainda hoje Ele deseja estreitar os laços com você. Ser íntimo.  Entrar na sua casa e fazer parte da sua vida.

Ele diz: “Estou à porta e bato; se alguém abrir a porta eu entrarei e cearei com ele, e ele comigo. E seremos amigos para sempre!”.

 
Por que você não abre a porta?