sábado, 16 de dezembro de 2017

UMA TONELADA E TANTO


UMA TONELADA E TANTO
Jackson Valoni – Angra dos Reis/RJ

Lá na Vila Histórica, uma mulher me disse que não comemora o Natal há 9 anos porque perdeu seu marido e um filho. Ela disse que não tem motivos pra comemorar e eu pude apenas assentir, em silêncio, revelando tristeza com os olhos. Entreguei um livro de presente pra ela e a convidei para ir até a minha igreja no sábado seguinte, assistir a uma cantata de Natal.

Conheci essa mulher e mais tantas outras pessoas naquele mesmo dia, uma quinta-feira.

Meu amigo Luiz me disse, naquela mesma semana, que gostaria de arrecadar alimento para o projeto “Mutirão de Natal”, que nossa igreja realiza todos os anos. Na quarta combinamos com outros amigos e na quinta fomos ao bairro da Vila Histórica, em Angra dos Reis.


Luiz, Laina, Elen, Juliana, Cassiane e Jackson. Todos no carro, que arranhava no chão toda vez que passávamos por um quebra-molas.

A gente não tinha um alvo; a gente só queria arrecadar...
Pra não dizer que nós não tínhamos nenhum parâmetro, levamos uma caixa com 184 livros para distribuir pra todo mundo que a gente fosse abordar. O título do livro era "Esperança Viva - Uma escolha inteligente", escrito por Ivan Saraiva.


A gente terminou aquele dia numa loja que vende milkshake, na rua principal do bairro da nossa igreja. Foi uma recompensa justa. Conseguimos arrecadar quase 100 quilos. Na verdade, foram 51 quilos, mas como passou da metade, tá valendo o “quase 100”. Hoje, na minha igreja, vai rolar uma cantata de Natal, e amanhã vamos distribuir mais de 30 cestas básicas com os alimentos que conseguimos arrecadar nesses últimos dois meses.

Naquele dia conheci uma certa Maria, que fui abordar porque ela estava na porta de casa. Apenas ofereci o livro de presente; não tive a intenção de arrecadar alimento. Aquele era o último livro da minha mão, mas conseguimos mais um pacote de macarrão, e um pedido de oração daquela senhora.

O texto de hoje não tem nenhuma história incrível, inusitada ou emotiva. Este texto revela que jovens dispostos a fazer o bem podem ser bem-sucedidos em suas tarefas. Fazemos tanto para nós mesmos, pouquíssimo para quem nos cerca, quase nada pelos necessitados...

Semana que vem é Natal. Espero que você, como eu, nunca tenha passado fome. Houve casas em que não tive coragem de pedir nada, porque, claramente, eram eles que precisavam de mim e dos alimentos que eu carregava desfilando pelo bairro.

Aproveite tudo o que você tem. Dê créditos a Deus, demonstrando gratidão ajudando a quem precisa.


______________________________________________



Referências:

·         O título deste post é uma referência à quantidade de alimentos que minha igreja conseguiu arrecadar até agora no Mutirão de Natal (“uma tonelada”) e àquilo que ainda vamos fazer e que você e seus amigos também podem, se quiserem (“e tanto”).

·         O Mutirão de Natal já é, agora, um programa nacional e você pode participar mesmo não pertencendo à igreja que o idealizou. O projeto nasceu em 1994, de um jeito bem bonito, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Tudo começou com uma gincana jovem. E você pode conhecer mais dessa história clicando aqui: http://www.adventistas.org/pt/asa/projeto/mutirao-de-natal/. Role a tela e descubra como tudo começou, o que é, como participar e como distribuir. Entre nessa!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?