segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MORADORES DE RUA - VOCÊ JÁ VIU ALGUM?

MORADORES DE RUA - VOCÊ JÁ VIU ALGUM?
Denize Vicente - Rio de Janeiro/RJ

Hoje a gente vai deixar com vocês um vídeo.
Você lê nosso blog porque tem um celular ou um computador disponível, e tem acesso à internet. Talvez você leia na hora do seu almoço, ou antes do café da manhã... ou entre um gole d'água e outro.

Enquanto nós e você estamos lidando com o calor com o ventilador ou com o ar condicionado, esperando a próxima refeição ou o salário cair na conta, algumas pessoas estão por aí, nas ruas, contando com a bondade e a atenção de alguém que possa lhes dar um copo d'água, um sanduíche, uma ajuda para o aluguel ou pra pagar a passagem, um sorriso, uns minutos de conversa, um abraço.



Você já parou pra pensar que a maior necessidade das pessoas (ricos, pobres, moradores de rua ou proprietários de mansões) pode ser o toque? Um abraço, um tapinha nas costas, o convívio com gente que se importa com elas... 


Quantas vezes por ano a gente dá um sorriso ou dá "bom dia!" a um morador de rua? Não estamos falando de cento e cinquenta reais, porque talvez você não tenha esse dinheiro pra dar a uma, duas, cinco pessoas por mês; estamos falando de coisas que pra dar a eles você não precisa ter dinheiro: sorriso, conversa, abraço, atenção, uma garrafinha de água filtrada que você pode levar de casa, um balde d'água, um par de chinelos, metade do seu lanche ou seu almoço inteiro.


A gente faz jejum pra emagrecer, porque não teve tempo de almoçar, ou porque faz parte das cerimônias da religião da gente - cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo... -, mas quantas vezes a gente aproveitou para doar as refeições que não fez no dia do jejum a alguém que não come porque não tem nada pra comer? 

A gente não queria que você apenas se emocionasse com o vídeo de hoje... A gente queria que você decidisse ter uma atitude diferente a partir de hoje, diante das vidas que todos os dias passam à sua frente.



Se você tiver um dinheirinho ou um dinheirão, será muito bom se fizer planos de incluir isso também como parte de suas doações. Mas se cento e cinquenta reais ou cinquenta ou mesmo dez reais fizerem mesmo muita falta pra você, doe seu tempo, pelo menos. Doe um sorriso, um abraço, um aperto de mão. Doe metade do seu lanche; doe seu almoço uma vez por semana; doe as refeições que você faria no dia de jejum...



Jesus Cristo fez paralítico andar, fez leprosos voltarem ao convívio da sociedade e de sua família, matou a fome de milhares de pessoas quando só tinha cinco pães e dois peixinhos na mão. Eram os milagres de Jesus... 

E pensando bem... você pode fazer muito mais do que simplesmente passar por essas pessoas "invisíveis"; você pode fazer a diferença no dia de alguém. Você pode fazer pessoas pularem de alegria. Pode fazê-las chorar de felicidade. Pode alimentar quem está morrendo de fome. Eu acho que são os milagres modernos. E você pode fazer isso.


 

O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum?

Acham que um dia de jejum assim me agrada?

Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.

O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.

Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados.

Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’

Se acabarem com todo tipo de exploração, com todas as ameaças e xingamentos; se derem de comer aos famintos e socorrerem os necessitados, a luz da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz do meio-dia.

Isaías 58:5-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?