domingo, 17 de dezembro de 2017

CRER E CONFIAR

CRER E CONFIAR
Pamela Henriques Moreira – Angra dos Reis/RJ

Fico pensando em como temos a mania de subestimar as pessoas. Às vezes, até mesmo nos colocando como melhores exemplos. Estava lendo um livro que fala sobre os heróis da fé. Na listagem até concordei com alguns, mas questionei outros... até perceber que eu estava julgando “exemplos de perfeição” ao invés de me ater ao tema do livro.

Daí, fiquei pensando: o que é fé?


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Pois pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” Hebreus 11:1-3

O livro que eu estava lendo está na Bíblia. No capítulo 11 de Hebreus encontramos “a galeria dos heróis da fé”. Ela lista pessoas que foram exemplos de fé no Antigo Testamento. Começando por Abel, Enoque e Noé. Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício, Enoque agradou a Deus e foi transladado para o Céu sem ver a morte. Bem, Noé construiu uma arca para sobreviver a uma inundação, numa época em que nunca havia chovido. Depois vem Abraão, Sara, Moisés, Raabe, pessoas de fé, tementes a Deus.

Ao continuar, aparece, bem tímido, o nome de Sansão (Hebreus 11:32).

A história de Sansão é interessante porque se pensarmos superficialmente entramos no mérito daquilo que mencionei no início deste post - o porquê de ele estar nessa lista, se teve a vida tão bagunçada. Eu realmente recomendo a leitura de sua história, que é encontrada no livro Juízes capítulos 13 a 16.

Sansão deveria ser consagrado a Deus, mas quebrou várias vezes seus votos. Quando precisou de ajuda, Deus foi misericordioso em atender suas súplicas, assim como faz conosco.


Sansão cumpriu os propósitos de Deus; ele começou a livrar o povo das mãos do inimigo, mas quão difíceis foram os caminhos que ele escolheu até atingir esse objetivo!

Quantas vezes não fazemos o mesmo? Deus nos dá uma direção para nosso próprio bem, mas agimos como crianças que não ouvem seus pais e se ferem.

Só desenvolveremos nossa fé mediante o crescimento no conhecimento da Palavra de Deus. É pelo estudo da Bíblia que conhecemos a vontade de Deus e Suas orientações a fim de que tomemos como base da nossa fé. A fé não deve ser cega, não devemos seguir homens e sim a vontade de Deus.

“Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Romanos 10:14, 17

Fé é total confiança nas promessas de Deus; de que Ele terá sempre o melhor para nós. Por isso devemos nos fortalecer, a fim de que o inimigo da nossa vida não ponha dúvidas em nosso coração.

A história de Sansão revela a graça divina, mostra a misericórdia de Deus com o povo de Israel que estava desviado e com Sansão, mas, de certo, ele teve fé para estar na galeria de Hebreus 11. Em momentos de aflição, ele clamou e foi ouvido.

“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Hebreus 11:6

Para nos achegarmos a Deus, precisamos crer nEle e crer que Ele tem a melhor recompensa para nós, a Salvação.

Que tal conhecer mais sobre esse Deus maravilhoso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?