sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

COMO CONSEGUIR O GABARITO



COMO CONSEGUIR O GABARITO
Denize Vicente - Rio de Janeiro/RJ 

Quem andou de carro comigo nestes últimos dias ficou vendo os desenhos de Natal do Charlie Brown e sua turma. Eu gosto deles. Gosto muito. E além do DVD duplo tenho um livrinho, da Editora Conrad – “Você tem muito o que aprender, Charlie Brown!”. É um livro de tirinhas, muito legal; uma delas eu já até publiquei aqui no blog em março do ano passado (http://entaoserve.blogspot.com.br/2016/03/homem-nao-chora-pera-homem-nao-chora.html), quando resolvi tocar no assunto de que “homem não chora”.

Como estamos pertinho do começo de um novo ano, hoje eu queria falar sobre o que vem por aí... Na verdade, nenhum de nós sabe o que vem por aí. Temos dúvidas, incertezas, planos, esperança e até expectativas, mas se eu lhe perguntar o que efetivamente vai acontecer, você não tem uma resposta certa pra me dar, com segurança.

Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!”

Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.

O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.”

Patty Pimentinha é uma das personagens da turma do Charlie Brown; sua melhor amiga é Marcie e ela é apaixonadinha pelo Charlie, a quem chama, carinhosamente, de Minduim (Amendoim) e com quem vive conversando por telefone. Patty Pimentinha costuma dormir durante as aulas, na escola, e só tira D-, ‘tadinha... mas nunca perde o bom humor!

Um dia, ela estava dormindo na sala de aula e acordou bem naquela hora em que a professora acabou de fazer uma pergunta. Imediatamente Patty Pimentinha deu sua resposta:


Você riu, mas a gente é bem assim também. A gente quer ter a resposta certa pra pergunta do momento. E se ela não é a resposta certa pra aquela pergunta, a gente fica procurando alguma pergunta cuja resposta seja a que a gente tem pra dar...

Em 2018 você vai se deparar com muitas perguntas cuja resposta certa você desconhece... Não se desespere por isso. Não é isso que vai fazer você tirar D- na escola da vida. Também não disfarce sua não sabença buscando uma pergunta que se encaixe com a resposta que você tem... A gente não sabe o caminho do vento, não conhece as obras de Deus (Eclesiastes 11:5). Nós somos de ontem e nada sabemos (Jó 8:9).

2018 trará, inclusive, perguntas repetidas, como: “Por que eu?” “Por que comigo?”, “Por que foi assim?”, “Por que eu tenho que enfrentar essa situação?”, “Por que agora?”, “Por que não foi diferente?”...

Não pergunte: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?”, pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.


A pergunta certa para as respostas que você tem ou busca não é “Por quê?”; a pergunta certa é “Pra quê?”. Sabedoria mesmo é buscar compreender a razão das coisas – com que propósito elas estão aí e nos atingem.

Fim do ano chegando. Final de mais um ciclo aqui no blog e na vida de cada um. Faltam poucos dias para recomeçar a contagem dos novos 365 dias. A gente deseja as melhores coisas da vida pra você em 2018. E deseja também que você saiba aproveitá-las ao máximo, com sabedoria e gratidão... mas a gente sabe que o Ano Novo não lhe reserva apenas alegrias. #fato. Por isso, lembre-se do que disse o homem mais sábio do mundo: “o fim de uma coisa vale mais que o seu começo” (Eclesiastes 7:8).

Com isso em mente eu me despeço de vocês, fechando hoje, dia 29 de dezembro, a minha participação no terceiro ano deste blog e desejando, sinceramente, que todos nós sejamos, em 2018, mais sábios e mais felizes do que nos tempos em que insistíamos em fazer as perguntas erradas.

Saúde e sabedoria!
Feliz Ano Novo!
E, "se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.”.





2 comentários:

O que você acha?