sexta-feira, 19 de julho de 2019

MOVIMENTE-SE

MOVIMENTE-SE
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Quando você tem uma ideia na cabeça, ou desiste dela ou ela vai lhe perturbar, azucrinar o juízo, até tomar forma e passar de ideia a realização. Sua ideia pode ficar como um sonho, ou não. Pode limitar-se a um suspiro de desejo, ou expandir-se e tornar-se um instrumento de transformação de tudo ou de parte do que hoje está a sua frente.

É a diferença entre sonho e utopia. O sonho é apenas o exercício da imaginação, ou a idealização dos desejos mais secretos, seu inconsciente. Vontades, apenas. A utopia é o sonho que eu quero realizar. A utopia não são os sonhos irrealizáveis. A utopia é exatamente onde eu quero chegar.


Thomas Moore (ou Morus) deu o nome de "Utopia" a uma espécie de romance filosófico no qual ele nos contava de uma ilha desconhecida e falava das condições de vida naquele lugar. A ilha se chamava UTOPIA. Lá não havia propriedade privada nem intolerância religiosa, que haviam sido abolidas. A partir daí, parece que se começou a utilizar o termo "utopia" para qualquer tentativa parecida, para qualquer idealismo político, religioso, social, que fosse muito, muito difícil de alcançar, impossível de se conseguir, inatingível.

Mas seria exatamente isso, utopia?

Tive um Mestre de Direito Político e tenho saudades dele e de suas aulas, na faculdade. Chorei quando soube, passados dois ou três anos de formada, que havia morrido... Ele era enfático. Emotivo. Emocionante. E quando começava a falar sobre "utopia"... Nossa!! Com ele aprendi as lições de João Baptista Herkenhoff, para quem a utopia "é a representação daquilo que não existe ainda, mas que poderá existir se o homem lutar para sua concretização." Aprendi que a utopia é "a consciência antecipadora do amanhã". Ainda tenho cadernos, anotações, e lembranças.

Simples aspirações podem não passar do campo dos sonhos e se tornar um mero escape da realidade. Porém, quando tomam força, assumem corpo e consistência, podem se converter em instrumento de transformação da realidade. A "Utopia", eu aprendi e nunca esqueci, é antes de tudo uma forma de ação, porque provoca o movimento da pessoa.
“O preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar;” (Provérbios 21:25)
Quando eu tenho uma ideia na cabeça, ou ela vira um sonho e eu me afasto dela mais cedo ou mais tarde, ou ela me perturba, azucrina meu juízo, até tomar forma e passar de ideia a realização. É quando ela se chama "Utopia". Porque provoca o meu movimento para alcançar aquilo que eu quero.

Ser livre é sonho ou utopia, pra você? Um mundo melhor... sonho ou utopia? Viver eternamente é sonho ou utopia? E o céu? O que é o céu pra você?
“(...) Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele.

Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele...

(II Pedro 2:13-14)

Estar em paz com Deus envolve cuidar dos que precisam de assistência, dar amor a quem sofre de solidão, alimentar quem tem fome, dar esperança a quem sofre em desespero...

Movimente-se. Pense no amanhã - viva de um jeito e trabalhe para que ele seja mais belo. Lute para a concretização das coisas que só existem ainda nos seus sonhos. Essa consciência antecipadora do amanhã é que faz com que você se movimente.

O céu pode ser real, mas ele foi feito pra todos e a gente deveria se movimentar para que todos possam alcançá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?