sábado, 22 de dezembro de 2018

A ORIGEM DE TUDO


A ORIGEM DE TUDO
Jackson Valoni - São Pedro da Aldeia/RJ

Houve um tempo em que me interessei pela origem do sobrenome que mamãe passou pra mim. Valoni.

Ouvi dizer que era italiano e eu achava essa ascendência europeia uma coisa muito chique. Meu tio-avô, Paulo Valoni, tinha uma foto em preto e branco, de mil oitocentos e tantos, de um imigrante chamado João Vallonne (o sujeito italiano que teria "colonizado" o Brasil até você poder ler este texto). 


Eu, inocente, pensei que a família tivesse algum contato com o povo da Itália. Mas ninguém conhece ninguém e o significado do sobrenome é incerto, podendo remontar a um "vale" ou a uma deprimente "valeta".
Vergonhoso. 
Apesar da decepção com a origem do meu sobrenome "italiano", gosto de conhecer a história da família. Gosto de saber o que teve que acontecer pra eu chegar até aqui. Senti inveja de um primo que viajou até Portugal para conhecer mais sobre seus avós. A propósito, ele escreveu sobre essa experiência aqui no blog: 

Se tem algo que combina com a origem de tudo o que conhecemos hoje é o Natal. Dia de comemorar o nascimento do menino que já existia desde antes de o mundo ser criado. Confuso, né?

Pois é. Para os desatentos, fica a informação: Jesus criou o mundo!
"Ele [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." Colossenses 1:15-17

Olha que Deus admirável! Cria o mundo e torna-se como uma de suas criaturas (sem, contudo, perder sua divindade) para mostrar a todos que é possível enfrentar as dificuldades do mundo. Ele testemunha o extremo de toda a luta que o ser humano pode viver chegando à humilhante morte na cruz. 

Jesus tornou-se um de nós para dizer a você que Ele entende toda dor que você sofre. O nascimento de Jesus foi um marco na história de todo o Universo: um Deus que se fez homem. 

Que Deus faria isso?

O meu Deus fez, porque possui um amor que ninguém consegue explicar. 

Tenha um excelente Natal. Jesus se tornou como você para lhe dizer: “Venha até mim.”.

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." 
Apocalipse 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?