sexta-feira, 28 de junho de 2019

“... NEM TODA MELODIA É ACALANTO”



“... NEM TODA MELODIA É ACALANTO”
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

Pra quem é da área do Direito, Fredie Didier Jr. dispensa apresentações; mas se essa não é a sua praia, vou dizer: ele é Livre-Docente da USP e Professor da Universidade Federal da Bahia, tem graduação, mestrado, doutorado e pós-doutoramento em Direito. O cara é fera. Foi convidado para ser paraninfo de uma turma de formandos em Direito da Estácio-FIB, na cidade de Salvador/BA, em abril de 2015, e é do discurso que ele fez naquela ocasião que eu retirei o título do post de hoje...

Sem seguir o mesmo rumo nesta prosa, porque aquele foi um discurso dirigido a operadores do Direito, eu queria hoje falar sobre palavras doces e de autoajuda que a gente tanto ouve por aí.

Costumam dizer pra você, quando a tristeza bate ou você vive um dia de fracasso, que você deve superar porque você é forte, a força está dentro de você, você tem energia interior, você é capaz, você, você, você... e você.

E então você, meio que sem ver outra opção, decide acreditar naquele “YES, I CAN” e no He-Man... 

Olha o canto da sereia aí, disfarçado de fé, disfarçado de ânimo, disfarçado de confiança no sucesso...


Quanto poder e força interior um homem tem?
“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.” (Provérbios 8:14)
Nota da autora: Quem diz isso não é homem, para que minta, ok? (Números 23:19)

Pode parecer belo e animador receber um conselho de que buscando sua força interior você será capaz de vencer os obstáculos e as dificuldades, mas, a bem da verdade, você precisa saber que essa tal força está em Deus e vem de Deus. Não vem de dentro de você. É dEle que vem a força, o conselho e a verdadeira sabedoria. Isso, sim, o habilita para encarar os desafios e superar os fracassos, que de tempos em tempos parece até que são diários e não eventuais...

No fundo, no fundo, quando você ouve a melodia que lhe diz que a força está no seu interior, nem você mesmo acredita nisso, mas termina insistindo em buscar, procurar e tentar encontrá-la aí dentro, e continua se frustrando e vivendo derrotas.


“Nem toda melodia é acalanto”... É bonito empunhar uma espada imaginária e gritar “Eu tenho a força!” ou cerrar o punho e mandar um sonoro “Yes, I can!”, mas por que você ouve esse conselho e se deixa levar pelo canto da sereia? Por que se deixa embalar pela melodia que não serve para acalmar nem pra dar conforto de verdade?

Tá precisando de força e energia? Tá precisando de sabedoria pra lidar com situações de reprovação no semestre da facul, provas no colégio, desemprego, tolerância zero da mulher, falta de paciência do marido, falta de grana pras contas em atraso, reforma trabalhista, reforma da previdência, cansaço mental, negligência dos filhos, exigências dos pais, desconsideração do seu chefe...? Esqueça a sedução do canto da sereia que leva você a catar energia longe da fonte.

“... Fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder.”


Faça desta a sua melodia:
“É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.” (II Samuel 22:33)

Força, aí! E caminho perfeito, eu desejo!

Bom restinho de semana!
Bom fim de semana!
Bons dias!
Boa vida!
 

________________________

Referência:

Fredie Didier Jr., Discurso de Paraninfia em 20.04.2015. Disponível em http://www.frediedidier.com.br/artigos/nem-toda-sereia-tem-rabo-de-baleia-e-busto-de-deusa-maia/ - acessado em 16.03.2017.

Parte inferior do formulário


quarta-feira, 26 de junho de 2019

A FLOR DA HONESTIDADE


A FLOR DA HONESTIDADE
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro              

"Conta a lenda que há muitos anos, na China, um príncipe ia ser coroado imperador. Mas, de acordo com a lei, ele tinha de se casar. Sabendo disso, o rapaz lançou uma disputa entre todas as jovens moças do reino que se tinham apresentado.
– Vou dar a cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a mais bela flor será minha esposa.

O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter tantas habilidades na arte da jardinagem, cuidava de sua sementinha com muita paciência e ternura, pois sabia que, se a beleza da flor surgisse na mesma extensão do seu amor, ela não precisaria ficar preocupada com o seu resultado.

Os três primeiros meses se passaram e nada germinou. Ao expirar o prazo determinado, ela nada tinha conseguido, pois a flor não brotou. Consciente do seu esforço e dedicação, compareceu ao palácio na data e hora combinadas. Ela era a única cujo vaso de flores estava vazio.

Todas as restantes pretendentes levaram, cada qual, uma flor mais bela que a outra.

O príncipe observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção, e anunciou que a jovem que trazia o vaso vazio era a escolhida. Ela seria a sua futura esposa.

Ninguém compreendeu o porquê de ele ter escolhido justamente aquela que nada havia cultivado! Então, calmamente, ele esclareceu:
– Esta foi a única que cultivou a flor que a fez digna de se tornar uma imperatriz, a flor da honestidade; pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.”

Você já reparou que todo ato de honestidade que cai na mídia ou na rede ganha grande repercussão e as pessoas são postas num estado de heroínas? É legal por um lado, mas por outro é meio assustador.

Honestidade tem a ver com valores adquiridos, moral, dignidade. Ser honesto é respeitar aquilo que é sagrado dentro de você.

Quando digo que determinadas repercussões me assustam é porque penso que existe uma inversão de valores que rebaixa a própria dignidade, fazendo da desonestidade algo normal e até aceitável.

Algumas vezes uso a ilustração da “flor da honestidade” para trabalhar valores em sala de aula, pois vejo uma grande ação para transformar determinados valores em demasiadas bobagens.

Certa vez, eu conversava com uma pessoa que vorazmente ofendia políticos e suas falcatruas. Até aí, compreensível. Em determinado ponto da conversa ela comentou da quantidade de condicionadores de ar que tinha em sua residência e como conseguia pagar tão pouco por aquele conforto. Em resumo, a justificativa era que o Brasil a “obrigava” a ter determinadas atitudes.

Somos seres humanos e cometemos deslizes mesmo, mas nada, absolutamente nada, pode justificar um ato desses que é absolutamente responsabilidade individual.

A honestidade nos mantém em contato com aquilo que temos e somos de melhor, nos mantém com a consciência tranquila e em conformidade com aquilo que Deus espera de nós. Existem bênçãos especiais para aqueles que, com humildade e verdade seguem esses ensinamentos.



“A luz brilha na escuridão para aqueles que são corretos,
para aqueles que são bondosos, misericordiosos e honestos.
Feliz aquele que tem pena dos outros e empresta generosamente
e que dirige seus negócios com honestidade!
Quem é correto nunca fracassará
e será lembrado para sempre.”
Salmo 112:4, 5 e 6
        
Um forte abraço!

terça-feira, 25 de junho de 2019

LEMBRANÇAS

LEMBRANÇAS 
Airton Sousa – Direto de Paciência/RJ

Faz uns quinze dias, fui impactado por uma lembrança de algo que postei no Facebook lá no ano de 2014. Era uma “arte” que o Ryan havia deixado na porta da minha geladeira. Na época, ele tinha 4 anos de idade. Ryan é meu neto, filho do meu filho adotivo.

Eu me lembro daquele dia, foi um dia muito triste... Eu estava passando por alguns problemas na agência em que trabalhava, e o meu filho estava passando uma temporada com toda a família lá em casa, e tudo que eu queria era chegar a minha casa e encontrar o Ryan e ficar brincando, conversando ou assistindo TV com ele.

E foi em uma daquelas noites que eu cheguei e vi esta imagem colada na geladeira... Se hoje eu estou emocionado, imagina no dia!


Quanta emoção pode trazer uma imagem tão simples assim?

Por acaso, hoje eu tropecei numas das frases do Max Lucado. Max é um grande escritor e pastor norte-americano, que escreveu muitos livros sobre o amor de Deus, e eu já li quase todos. Leia o que eu li:

Se Deus tivesse uma geladeira, seu retrato estaria na porta. Se ele tivesse uma carteira, sua foto estaria nela. Ele lhe manda flores toda primavera e uma aurora a cada manhã. Sempre que você quiser conversar ele vai te ouvir. Ele pode viver em qualquer lugar do Universo, e escolheu seu coração. E o presente de Natal que ele lhe deu em Belém? Aceite, meu amigo. Ele é louco por você."
(Deus Está Com Você – Max Lucado – Ed. Mundo Cristão)

Sempre tive essa visão amorosa e romântica de Deus cuidando dos mínimos detalhes da nossa vida desde que o dia amanhece até o pôr do sol, nos mandando coisas boas, enviando Seus anjos para nos proteger...

O amor de Deus é algo espantoso.

Não tenho como definir ou explicar o amor de Deus, mas sei que Ele me ama por causa de Suas palavras em Jeremias 31:3 “Com amor eterno te amei...”. Não importa o quanto a gente tenta fugir dEle. Ele ama e espera. Ele ama e perdoa. Ele criou e se importa.

E quando sentimos esse amor... nada mais falta.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

POUCO ME IMPORTA

POUCO ME IMPORTA
Denize Vicente - Paty do Alferes - RJ



Pouco me importa. Pouco me importa o quê? Não sei: pouco me importa.


Alberto Caeiro
Pouco me importa. (24-10-1917) - Poemas Inconjuntos