quarta-feira, 5 de junho de 2019

A ROCHA-MÃE SE TRANSFORMA

A ROCHA-MÃE SE TRANSFORMA
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ
                 
Hoje, 05 de junho, é um dia muito especial. É o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Um tempo dedicado à conscientização a respeito da urgência em modificar hábitos e garantir um Planeta sustentável para nós e para as próximas gerações. 

Por essa razão, escolhi um recurso natural muito importante para servir de base para nossa reflexão de hoje. O solo.

O solo é extremamente importante para a manutenção da vida na Terra e o conhecemos como a camada mais superficial da crosta terrestre. Talvez você não se lembre das aulas de Ciências na escola ou não estudou Pedologia, mas quero, rapidamente, analisar com você a formação dos solos e o que isso tem a ver com a minha e a sua vida.

Imagine uma rocha principal - que chamaremos de rocha-mãe. Essa rocha é exposta a variadas circunstâncias erosivas ao longo do tempo, que vão fazer com que ela se desintegre formando pedaços cada vez menores.     


Esses pedaços e pedacinhos são o solo propriamente dito (juntamente com material orgânico – alguns mais outros menos). Eles podem ser de variados tipos e possuir diferentes funcionalidades para o desenvolvimento dessa maravilhosa engrenagem chamada Natureza.

Os solos mais jovens, muitas vezes, ainda estão em seu processo de formação, enquanto os mais antigos encontram-se com suas bases estruturais mais estabelecidas, rígidas e consolidadas.

Pois bem.
Quando chegamos a este Planeta, chegamos assim, como uma rocha-mãe.

Somos expostos e submetidos a variados tipos de erosões da vida e vamos nos fragmentando; deixando rastros de nós e formando o solo da nossa existência.

Esse solo é exatamente quem nós somos. É uma formação que dura uma vida toda; da juventude à maturidade.

Talvez eu me transforme em um solo argiloso, que é forte, rico em nutrientes, mas que não permite raízes tão profundas...

Posso me transformar, talvez, em um solo arenoso, que é leve, mais permeável, mas que possui poucos nutrientes...

Quem sabe um solo humoso, que é muito fértil, mas que pode sofrer com a influência do clima...


Independentemente da sua “formação rochosa” (do que a vida lhe submeteu ou de próprias escolhas), das suas qualidades ou defeitos e de quem você é hoje, Deus tem planos especiais para sua vida, não importa o tipo de solo que você seja. Afinal, com o manejo1 certo, você pode viver com qualidade e também colaborar com o desenvolvimento dessa maravilhosa engrenagem chamada Natureza.

Para hoje, deixo com vocês um Salmo que gosto muito. São conselhos para uma vida melhor. São os manejos que Deus nos oferece para cuidar de nós, tratar nossas feridas, nos proteger do mal e nos conceder felicidade:

“Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes?
         Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.
         Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz
e façam tudo para alcançá-la.”
Salmo 34:12-14

Um forte abraço!


_________________________________________________


Fonte/Referência:

1 O manejo do solo inclui uma série de atividades relacionadas à fertilidade, cultivo e correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?